Brinquedos
Brinquedos Variados parte II

Dando continuidade a matéria sobre os brinquedos dos anos 80, hoje vamos relembrar de mais alguns dos brinquedos que fizeram parte da nossa infância numa época em que nossa maior preocupação era escolher qual seria o brinquedo da vez.

Pega Varetas – Um dos brinquedos mais comuns em nossa infância onde, sem saber, estávamos treinando nossas habilidades cognitivas, pois precisávamos de muita habilidade e concentração para atingir o objetivo do jogo que era pegarmos o maior numero de varetas sem mexermos nas outras. As varetas tinham cores variadas e cada jogador escolhia uma cor determinada e assim começava o desafio de puxa-las do emaranhado, quem conseguia pegar todas as varetas da mesma cor ganhava.

Vai e Vem - Era uma bola de plástico em formato oval atravessada por dois fios de nylon com um protetor plástico nas pontas. Os fios deviam ficar esticados ao máximo e quando abríamos os braços a bola era lançada ao oponente que repetia o movimento de vai e vem. Brincadeiras à parte, ao mesmo tempo que essa brincadeira rendia boas risadas, também já provocou muito choro, pois se não estivéssemos segurando a base com muita força, a bola de plástico podia nos machucar, mas nada além de dedos roxos. O legal desse brinquedo era que podíamos ate brincar sozinhos, bastava amarrar a outra ponta em algum lugar mais alto que a diversão era garantida.

Elo Maluco – Lançado pela Estrela no inicio dos 80, esse era um quebra-cabeça em forma retangular que trazia um desenho de elos de corrente coloridos que se movimentavam tanto de cima para baixo como para as laterais e o objetivo era alinhar os desenhos dos elos e suas cores correspondentes no mesmo lado do retângulo. A moçada treinava incansavelmente em casa para desafiar os amigos e ganhava quem completava as cores em menos tempo.

Brincando de Engenheiro – Esse era um dos meus preferidos e existe até hoje, porém em versões mais modernas, eram vários pedacinhos de madeira de formas diferentes, pintados um a um imitando telhados, portas e janelas. Ao contrario do Lego, as peças não se encaixavam, portanto podíamos construir cidades inteiras só sobrepondo as peças. O único problema era que tínhamos que ter o maior cuidado para não esbarrarmos nas construções, se não nossa cidade vinha a baixo.

Mola Maluca – Acredito que esse brinquedo foi feito mais na intenção de acalmar as crianças do que diverti-las, pois o movimento de vai vem das molas coloridas realmente nos proporcionava certo relaxamento. O único problema é que elas não duravam muito, pois eram feitas de plástico frágil. Existiam algumas feitas de metal, que muitas de nós meninas usávamos até como pulseira.

Boca Rica – Era um brinquedo na Estrela em formato de cofre com grandes olhos e duas mãozinhas. O brinquedo vinha com várias moedas coloridas de plástico e cada jogador escolhia sua cor e iam um por vez colocando as moedas no cofre até o momento em que a porta se abria e aquele jogador ganhava todas as moedas dos oponentes. Esse jogo era mais de sorte do que habilidade pois nunca sabíamos quando a porta iria abrir.

Muito bom recordarmos esses momentos tão mágicos de nossas vidas.

Neste sábado o Autobahn faz uma Mega Festa ANOS 80 revivendo os melhores momentos da nossa infância e adolescência! Nada melhor do que reviver tudo isso na festa mais animada de SP!

Nos vemos lá!

Ivana Fevereiro