desenhos.gif (390 bytes)

O Quarteto Fantástico

 


Mulher Invisível e Sr. Fantástico

Este grupo de amigos e Super Heróis, foi criada inicialmente para os quadrinhos em 1961 por Stan Lee e Jack Kirby, e ganhou seu primeiro desenho animado em 1967. Foi um total de 20 episódios criados pela Hanna Barbera.

Para explicar a criação de 4 heróis tão diferentes, o desenho mostra o que aconteceu. Foi o seguinte:

- Na Via Láctea, uma nave recém lançada do planeta Terra cruza o espaço em alta velocidade, onde sua direção é o desconhecido. Na nave encontramos quatro astronautas que estão realizando uma pesquisa espacial. São eles: Johnny Storm, Sue Storm,  Ben Grimm e  Reed Richards. De repente, a nave entra em uma nuvem intergaláctica e é bombardeada por uma chuva cósmica. Os efeitos dessa radiação são imediatos:


O Sr. Richards adquire a capacidade de elasticidade, se esticando como se fosse de borracha, ficando conhecido como "Sr. Fantástico".
Sue torna-se a Mulher Invisível, que além de ficar invisível consegue projetar campo de força e seu irmão Johnny, o Tocha Humana, capaz de derreter o mais puro metal com sua alta temperatura, e também de voar.
Por último temos Ben, que se transforma numa horrível criatura de pedra e que fica sendo chamado de "A Coisa".

Esta primeira adaptação foi considerada a mais fiel dos quadrinhos.

Entre 1978 e 1979, a DePatie-Freleng Enterprises produziu o Novo Quarteto Fantástico, série de meia hora que teve apenas 13 episódios e é considerada inferior à série da Hanna-Barbera.

FICHA

Título Original: The Fantastic Four
Personagens principais: Sr. Fantástico, Tocha Humana, A Coisa e Mulher invisível

Entre 1994 e 1966, O Quarteto Fantástico fazia parte do programa Marvel Action Hour juntamente com Homem de Ferro e teve um total de 26 episódios de meia hora, e contava com a narração do próprio Stan Lee.Os episódios do segundo ano são considerados os melhores, onde participam vários heróis do "Universo Marvel", como: Pantera Negra, Demolidor, Inumanos, Hulk, Thor e Motoqueiro Fantasma e há rápidas aparições dos grupos X-Men e Vingadores.

O Desenho ganhou uma nova e mais moderna adaptação, que estréia no dia 29 de junho de 2007 no canal por assinatura Cartoon Network, no mesmo dia do lançamento nos cinemas brasileiros do "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado", novo filme do grupo de heróis.
O desenho, que no Brasil foi batizado "Os 4 Fantásticos", é uma produção francesa M6 (TV) e Moonscoop (produtora), e já tem 26 episódios da primeira temporada, misturando animação tradicional e 3D.

CURIOSIDADES:

- Os quatro personagens principais já foram substituídos, temporariamente, por outros personagens nos quadrinhos, como Crystal, da raça dos Inumanos e ex-namorada do Tocha Humana, que substituiu a Mulher Invisível. Outros heróis também participaram do quarteto, como: Mulher-Hulk, Luke Cage, Medusa e Miss Marvel.


A Coisa

- Na série de desenhos animados do Quarteto Fantástico, de 1978, o Tocha Humana não fazia parte do grupo. O quarto integrante da equipe era um robô chamado H.E.R.B.I.E. O motivo da troca porque o personagem havia sido escolhido para estrelar um longa-metragem live-action na mesma época. Mas o filme não aconteceu. Alguns diziam que ele foi excluído porque a emissora teve receio de que as crianças ateassem fogo em seus corpos para imitarem o herói. Se isso fosse verdade, ele estaria excluído do grupo até hoje.

- O Quarteto participou da série Homem-Aranha (Spider-Man, 1994-1998) nos episódios baseados na HQ Guerras Secretas.

 


DUBLADORES:

Em 1967:
Gerald Mohr (Reed Richards)
Jo Ann Pflug (Susan Richards)
Jack Flounders (Johnny Storm)
Paul Frees (Ben Grimm)


Johnny Storm

Em 1978:
Mike Road (Reed Richards)
Ginny Tyler (Susan Richards)
Ted Cassidy (Ben Grimm)
Frank Welker (Herbie).

Em 1994:
Beau Weaver (Reed Richards)
Lori Alan (Susan Storm/Richards)
Brian Austin Green (Johnny Storm, na primeira temporada)
Quinton Flynn (Johnny Storm, na segunda temporada)
Chuck McCann (Ben Grimm)
Pauline Arthur Lomas (Alicia Masters).

Paully

voltar