desenhos.gif

Comandos em Ação

A empresa Hasbro lança em 1964 as primeiras miniaturas dos bonecos que originariam hoje o tão famoso Comandos em Ação. O primeiro personagem foi o G.I. Joe, um boneco militar com 30 centímetros e 21 articulações, podendo-se também trocar o uniforme.

A pequena grande criação começou a mostrar que seria um grande sucesso e não foi à toa que depois de dois anos a empresa já havia criado mais de 75 personagens.

Mesmo tendo estourado no começo de 1970, em 1978 a empresa parou de fabricar os bonecos. Até que em 1982 a Harbo uniu-se com a Marvel e a linha voltou a ser fabricada e produzida com algumas modificações, agora com 10 centímetros e menos articulações nos braços, pernas e pescoço.

Finalmente em 1984 chega ao Brasil com o nome de Comandos em Ação, conquistando toda criançada da época, inclusive virando tema de revista em quadrinhos lançada pela própria Marvel.

Os comerciais de TV chamaram muita atenção por causa das animações usadas e a Habro encomendou com a produtora Sunbow Productions uma mini-série em parceria com a Marvel Productions Ltda. A mini-série se chamava “G.I. Joe” , tinha um ótimo roteiro, e vários personagens que muitos já consumiam.

A partir daí originou-se um dos desenhos animados mais famosos dos anos 80, afinal de contas, quem viveu a época dificilmente não gostava do desenho ou deixava de comprar um boneco.

A série animada foi lançada em 1985, e começou a ser exibida no programa Xou da Xuxa, até ganhar um horário próprio no domingo.

Curiosamente bonecos e brinquedos são lançados após o sucesso de um desenho, filme, mini-série etc...mas no caso do Comandos em Ação foi totalmente o contrário.

Emissora: Syndicated.
Emissora de direitos no Brasil: Rede Globo de Televisão
Produtoras: Hasbro, Marvel Productions Ltda., ToeI Animation e Sunbow Productions
Ano da Produção: 1985 a 1986

Fernando Martinuzzo

voltar