desenhos.gif

A Família Urso

 

Ursolão Charlie e sua família são os protagonistas da série A Família Urso, produzida pelos Estúdios Walter Lantz em 1962. Os personagens foram apresentados ao público no episódio Fowled-Up Birthday e a série durou até o encerramento das atividades do Estúdio. Eles foram uma das três séries que Lantz criou entre 1966 e 1972 (as outras foram O Pica Pau e Picolino). No geral, a família aparece em quase 30 episódios, mais do que o Andy Panda em toda a sua carreira.

A série foi baseada nos típicos sitcons da TV americana que começavam a se tornar cada vez mais populares na época. Toda a história gira praticamente em torno do espírito "Faça Você Mesmo" do pai, Ursolão, que sempre tentava economizar consertando e arrumando ele mesmo o que quer que fosse, independente se sabia fazer ou não. Parecia que ele nunca conseguia fazer nada certo. Os resultados também eram sempre os mesmos: ele não só não conseguia solucionar o problema inicial como causava outros tantos, para o desespero de toda a sua família. Terminava destruindo a casa e causando inúmeros prejuízos com as suas tentativas de instalar um ar condicionado, a antena da TV ou o portão automático da garagem.

Em um episódio, Ursolão tenta consertar a máquina de lavar roupas e acaba transformando sua vida em um inferno. Ele não conhece o funcionamento dessa máquina, nem mesmo é um especialista em consertos, mas não concorda em gastas "200 pratas" com um consertozinho à toa. Como todos os partidários dessa filosofia, resolve pôr a mão na massa. E, apesar das suas boas intenções, ele apanha da mulher, discute com os filhos, terminando por fim, gastando muito mais do que se tivesse entregue o aparelho nas mãos de um técnico. 99% dos episódios terminam com um pobre e frustrado Ursolão olhando para a câmera e, ora chorando, ora apanhando da esposa.

Sua esposa, Úrsula Bessie, foi desenhada seguindo o estereótipo das tradicionais donas de casa americanas dos anos 60; dedicada e devotada à família. Eles têm dois filhos: um adolescente meio alienado chamado Ursolino Júnior, assistente do pai nos consertos frustrados e que sempre acaba levando uns tapas, para fúria da mãe que, ao ver seu filho apanhando parte pra cima do pai e, por fim, uma esperta garotinha, Ursolina Susi. A novidade ficou por conta do bichinho de estimação da família: Goose, um ganso que era um verdadeiro terror para o pai, mas um doce para a filha pequena.

FICHA

Título Original: The Beary Family
Filmografia:

1962: Fowled-Up Birthday, Mother's Little Helper
1963:
Charlie's Mother-in-Law, Goose in the Rough, The Goose is Wild
1964: Rah Rah Ruckus, Rooftop Razzle Dazzle
1965: Guest Who?, Davey Cricket
1966: Foot Brawl
1967: Window Pains, Mouse in the House
1968: Jerky Turkey, Paste Makes Waste, Bugged in a Rug
1969: Gopher Broke, Charlie's Camp Out, Cool It Charlie
1970: Charlie in Hot Water, Charlie's Golf Classic, The Unhandy Man
1971: Charlie the Rainmaker, The Bungling Builder, Moochin' Pooch
1972: Let Charlie Do It, A Fish Story, Rain Rain Go Away, Unlucky Potluck  

Produção - Walter Lantz

A Família Urso foi transmitida, juntamente com outras produções dos Estúdios Lantz, por quase 20 anos de maneira praticamente initerrupta até a década de 80. De 1987 até 1997, com as mudanças de direitos autorais que aconteciam nos EUA, o desenho passou a fazer parte da chamada A Turma do Pica Pau. Ainda houve a tentativa de se lançar um show independente para os Ursolinos, mas as emissoras acabavam se interessando mais pelo pacote com as outras séries.

 

Sheyla de Campos

voltar