Media  |
Fale  |

Desenhos
Jem e as Hologramas

Agora, vamos falar sobre um desenho muito querido dos anos 80: Jem e as Hologramas!!!

Criado por Christy Marx, teve 65 episódios que foram exibidos, originalmente, nos EUA entre 6 de outubro de 1985 a 2 de maio de 1988. Já no Brasil, foi televisionado pelo SBT no período de 1988 e 1991.

Conta a história de uma menina chamada Jerrica Benton (Jessica na versão brasileira), filha de Emmet Benton (acionista da gravadora Starlight Music e dono do orfanato pra garotas: Starlight Girls, que procurava incentivar a criatividade das meninas através da música). Após a morte de seu pai, Jessica assumiu a presidência de ambas instituições, prometendo para si mesma que manteria a obra da família viva! A sua vida mudou quando encontrou um par de brincos em forma de estrelas, descobrindo que os mesmos eram o controle do supercomputador “Synergy” construído por seu pai para ser “o sintetizador de entretenimento áudio-visual”, capaz de gerar hologramas perfeitos, camuflando características e roupas...

Daí nasceu Jem, vocalista misteriosa do grupo de rock “Jem e as Hologramas”! Sem possibilidade de ser reconhecida, era capaz de se mover livremente e em várias direções, sem interromper a projeção holográfica! Com essa descoberta, Jessica resolveu montar uma banda de rock para poder fazer dinheiro com sua música e reverter essa verba para instituições de caridade, inclusive seu orfanato. Quando fazia algum show ou quando aparecia em público como Jem, bastava tocar os brincos e falar: “Hora do Show , “Energia” ou “O show acabou, Energia” e mudava de forma. Jem, através da manipulação dos brincos, era também capaz de projetar hologramas em torno dela e usar esta capacidade para evitar o perigo e proporcionar efeitos especiais para o desempenho da sua banda!

As outras hologramas eram: Kimber Benton (tecladista e guitarrista), irmã adotiva de Jéssica, a mais nova e insegura do grupo e que por ter um grande coração, vivia agindo impulsivamente; a originalmente baterista e posteriormente guitarrista: Shana Elmsford (negra e belíssima com seu cabelo black) uma garota muito leal e que também desenhava a maioria dos figurinos da banda, tanto é que chegou a sair da banda para ser estilista; Carmen “Raya” que veio para substituir Shana, (mais tarde, ela descobriria o segredo de Jem, permacendo na banda mesmo com o retorno de Shana que passou a ser guitarrista); Aja Leight (na guitarra e descendente de asiáticos) chamava a atenção por sua responsabilidade acentuada e juntamente com Shana, cresceu na Fundação Starlight.

Como todo desenho possui vilões, em Jem e as Hologramas: o maior desafio e pior problema era outra banda de rock... As Desajustadas (The Misfits). Principais rivais, elas competiam em tudo: A vocalista da banda, Urânia (Pizzaz), até tentava roubar Rio (namorado simultâneo de Jéssica e de seu “alter-ego” Jem) apenas pelo prazer da vitória... As outras "Desajustadas" eram Roxy (a de cabelão branco) e Stormer (de cabelão azul-royal). Stormer era a única pessoa decente da banda: Em um episódio, ela deixou seu grupo, por não ser valorizada pelas parceiras, e formou uma dupla com Kimber! Mas Urânia (ah sim, de cabelão verde!) fez a cabeça da garota e ela acabou voltando...

Jem combinava aventura, beleza, magia e tecnologia. Era um verdadeiro retrato dos anos 80, cheio de cores fortes, muita maquiagem pesada, cabelões, estilo glitter e glam-rock. Muitos dos episódios tinham clipes, o que foi considerado bastante ousado na época, já que rolou em torno de 150 músicas diferentes e esse foco instigou a juventude a se acostumar com esse novo formato de consumir música. Um desenho que marcou uma década!


Damaris Camargo Aranha