desenhos.gif

Jonny Quest

Era 1964, ano em que começavam a surgir grandes séries como a Feiticeira, Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes, e a dupla "Hanna Barbera", que na época já havia produzido Manda Chuva, Os Jetsons e os Flinstones, estava no auge de sua carreira, mas ao mesmo tempo em um dilema, pois estava estreando um desenho realista, em 18 de setembro de 1964 na rede americana CBS estreava Jonny Quest que mais tarde se tornou um desenho que agradava crianças e adultos durante anos, misturando ação, mistério e aventura.

Jonny Quest pode ser considerado um avanço em seu desenho propriamente dito devido às suas cores e seu traço. Esses fatores eram muitos positivos para o desenho em si, algo que combinava com seu roteiro.

Falando da historia do desenho, são as aventuras de um garoto de 10 anos Jonathan "Jonny" Quest, filho de um cientista do governo norte-americano Benton Quest. Como o Dr. Quest é um homem muito ocupado foi preciso arrumar uma pessoa pra tomar conta de Jonny, Roger "Race" Bannon, tutor e segurança pessoal de Jonny, além de ser um grande amigo. Race também garante a segurança do Dr. Quest pois além de atirar muito bem, pilota aviões, barcos e é um exímio atirador, no fim das contas Race acaba sendo o braço direito do Dr. Quest

Completando o grupo tem um garoto Hindu de 11 anos, Hadji que faz parte do grupo do Dr.Quest após salvar a vida do mesmo em um ataque em Calcutá. Hadji é um garoto estranhos pois como ele conviveu com fuzileiros navais ele sabe se virar sozinho, aprendeu a lutar judô além de ser conhecedor muitos truques de mágica, fala vários idiomas.

Um grande time sempre tem um grande mascote, claro que não poderia faltar o seu cão Bandit quem não lembra dele. Um cãozinho temperamental, esperto e simpático que sempre ajuda Jonny e sempre está envolvido em confusões.

Basicamente o roteiro da historia é sempre esse, o Dr. Quest é um grande cientista e pesquisador, tem os melhores e mais modernos aparelhos que ele precisa em sua ilha, claro que nunca o local de sua ilha fora revelado durante a série, e sempre a cabo de suas pesquisas o Dr. Quest acaba viajando para diversos lugares do mundo e nas partes mais inusitadas também.

FICHA

Título Original: "Jonny Quest "
Ano de Criação: 1964
Exibido de: 1964 à 1965 com 26 episódios de 24 minutos - e durante os anos 80 no Brasil (SBT)
Criador: Doug Hidley
Produção: Hanna Barbera
Tema de abertura musical: Hoyt Curtin
Distribuicao: Screen Gems
Dublagem: Companhia Arte Industrial Cinematografica A.I.C./S. Paulo

Pais: EUA

Em todas as aventuras o grupo sempre está com ele e lógicamente os garotos e Bandit estão juntos e sempre metidos em confusões, mas em algum dos casos ele são a chave do mistério pois acabam virando testemunha dos casos e conseqüentemente protagonistas da historia.

Jonny Quest conquistou fãs no mundo todo seja pelos truques de Hadji ou pelo temperamento do cão Bandit ou até mesmo pelo clima de aventura, mistério e realismo que cerca o desenho, não foi assim do dia pra noite acabou vindo tarde o sucesso da série e acabou sendo produzida somente uma temporada o desenho acabou virando um sucesso absoluto durante a reprise que foi de 1979 a 1981, em 1996 foi produzida uma outra série do Jonny Quest mas como ela ficou muito “moderninha” acabou perdendo o encanto comparada com a original

Foram produzidos 26 episódios que sempre passavam no SBT pela manhã durante os anos 80.

Título do primeiro episódio: O Mistério dos Homens Lagartos ( Mystery of Lizard Men)

Quando cinco navios desaparecem do Mar de Sargassos de forma misteriosa, o Dr. Quest é chamado pelo governo americano para estar ajudando na investigação, como não poderia faltar mistério, nativos, clima selvagem, Jonny e Race acabam descobrindo que homens rãs planejam acabar com o plano do homem chegar a Lua pela primeira vez (o desenho é de 1964), com a ajuda de uma máquina de raio laser que está em um dos barcos que estão abandonados.

O Dr.Quest teve que preparar um grande espelho em seu barco para que o laser que ia ser disparado contra eles fosse refletido e acertasse o barco que estavam os homens rãs, como tudo sempre da certo o barco dos homens rãs explode e Jonny avista a chegada do homem a Lua.

Roger de Souza


voltar