Media  |
Fale  |

Desenhos

Desenhos - Os Simpsons

“Os Simpsons” é uma das séries de televisão mais famosas de todos os tempos. Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, foram exibidos mais de 630 episódios em suas 30 temporadas. Citada pela revista Time como a melhor série do século XX, ela já venceu inúmeros prêmios desde a sua estreia, incluindo 31 Primetime Emmy Awards, 30 Annies, sendo dez na categoria de melhor programa de animação e um prêmio Peabody. Os prêmios não se limitam ao título de "melhor série animada", mas também incluem melhor direção, música, animação e muitas outras categorias.

Sem esquecer que o tema do desenho foi criado por Danny Elfman, o vocalista do Oingo Boingo, banda que emplacou vários hits nos anos 80 sempre presente na pista Autobahn

FICHA

Título Original: "The Simpsons"
Ano de Criação: 1989
Exibido de:17/12/1989 até hoje com 639 episódios
Criador: Matt Groening
Compositor da música tema: Danny Elfman (Oingo Boingo)
Emissora: Fox Broadcasting Company
Emissora no Brasil: Fox

A família Simpson fez sua primeira aparição em curtas animados exibidos no The Tracy Ullman Show em 1987 e devido ao sucesso, em 1989 se transformou em série de meia hora exibida pela Fox.

A série faz uma sátira ao cotidiano de uma típica família americana, contando suas aventuras e desventuras. A família é formada pelo casal e três filhos que em todos os episódios acabam entrando em uma confusão, principalmente o Homer, pai da família e seu filho Bart. O sucesso da série se dá pela irreverencia com que os assuntos cotidianos são tratados e pelas piadas ácidas, por vezes politicamente incorretas principalmente vindas de Bart e Homer.

A verdade é que nenhum tema, por mais polêmico que seja, escapa da sátira da série como política, preconceito, educação e crises familiares.

As histórias se passam na cidade fictícia de Springfield e em seus arredores onde diferente de qualquer outra parte do planeta encontramos praia, desertos, montanhas terras vastas ou qualquer outro ambiente que seja requerido pela história ou piada.

O personagem Bart Simpson foi o principal protagonista na maioria dos episódios das três primeiras temporadas, enquanto nas temporadas seguintes o foco foi o pai Homer Simpson.

Bart é um menino de 10 anos estudante da Spingfield Elementary School e está na 4ª série, vive se metendo em confusões e é odiado pela maior parte dos personagens. É com certeza o personagem mais divertido da série devido às suas travessuras. No fundo ele é um bom garoto, porem arteiro como toda criança de sua idade, adora andar de skate, e embora só tire notas baixas é muito engenhoso e inteligente.

Homer Simpson é o chefe da família, sempre atrapalhado e displicente, faz de tudo para agradar a todos, principalmente a esposa Marge. Ama beber cerveja e assistir TV e tem uma malicia quase inocente que faz com que se meta em várias confusões.

Já Marge, é a típica mãe de família que vive para agradar os filhos e o marido e com sua sabedoria sempre acaba resolvendo as confusões da família.

Lisa é uma menina de 8 anos super inteligente e tem sérios problemas de incompatibilidade com seu irmão Bart, é vegetariana e adora tocar sax e é a mais sensata da família com um senso crítico aguçado.

A bebê Mag é a caçula da família e mesmo não falando, acaba protagonizando cenas muito divertidas.

O desenho estreou no Brasil em 1990 exibido pela Rede Globo, aos sábados à tarde, passando em seguida para os domingos de manhã, onde permaneceu até julho de 1994. Foi exibido por outras emissoras nos anos seguintes e hoje é exibido somente pela tv a cabo Fox.

The Simpsons tem sido elogiado por muitos críticos, sendo descrita como "a série mais irreverente no ar”. Em uma crítica de 1990 sobre a série, Ken Tucker, da revista Entertainment Weekly, descreveu a série como "um fenômeno cultural, um desenho animado no horário nobre que agrada a toda a família."

The Simpsons também detém dois recordes mundiais presentes no Guinness Book, sendo um do programa de animação do horário nobre com maior tempo no ar e outro de seriado de televisão com mais convidados especiais.

Os nomes em português de alguns personagens foram modificados. O personagem "Gil" tem seu nome pronunciado como "Jil", "Snowball" é chamado de Bola de Neve e "Santa's Little Helper" é chamado "Ajudante do Papai Noel".

A verdade é que Os Simpsons nos transporta para nossa infância e adolescência e ainda hoje nos prende ao sofá curiosos para saber qual será a aventura nova que essa família tão amada irá nos levar.

Neste sábado o Autobahn faz uma homenagem especial nos telões da festa a todos os desenhos criados nos anos 80! Essa festa vai ser imperdível! Nos vemos lá.


Ivana Fevereiro