desenhos.gif

Transformers

 
Megatron - Lider dos Deceptions

Quem não se lembra de acordar nos domingos de manhã, colocar na Globo para assistir He-man, Thundercats, Comandos em Ação mas antes de começar esses desenhos assistir o Transformers? Antes de estrear na TV, os bonecos Transformers (fabricados pela HASBRO) viraram febre nas lojas de brinquedos em 1984.

Quem não queria ter um Transformer? Eu por exemplo queria.

A série para a TV foi lançada em 1985 com um longa lançado em 1986 "Transformers - The Movie" lançado nos EUA, e antes do desenho ir para a TV foi lançado em quadrinhos pela Marvel. Voltando a 1985, a "Takara" lançou os brinquedos no Japão e a Rio Gráfica começou a fazer os quadrinhos da série no Brasil.

Em 1986 a série começou a ser exibida pela Globo e no mesmo ano a Rio Gráfica interrompeu a produção dos quadrinhos, indo para editora Globo com o nome de "Transformers Especial". A editora lançou até o exemplar de número 10, equivalente ao número 32 do americano, onde o último exemplar saiu em 1991 (era o número 80).

Em 1987 a quarta e derradeira temporada do desenho foi exibida nos EUA, já no Brasil no mesmo ano a Cedibra (atual Panini) lança o álbum ilustrado dos Transformers, e a Rede Globo passa o longa de 1986 citado acima e ainda passa "alguns episódios" da terceira temporada, mas cadê a quarta temporada??? Pois é a Globo não passou e não terminou a série em quadrinhos.

FICHA

Título Original: Transformers, EUA 1984, 98 episódios em 4 temporadas

Produção - Hasbro, Inc. / Sunbow Productions / Toei Doga / Marvel Productions Ltd. / Akom Production Company / Tokyo Movie Shinsha Co. Ltd.

Distribuição - Claster Television Inc., Filmwelt, Rhino Entertainment Company

Duração - 30 min. (cada episódio)

Produtores - Joe Bacal, Tom Griffin, Margaret Loesch, Kenichi Morohashi, Atsushi Shimizu, Nelson Shin

Trilha Sonora - Anne Bryant e Ford Kinder (tema principal), Johnny Douglas, Robert J. Walsh, Mark Shiney (editor), Joe Siracusa (editor)
 

Falando um pouco da série...

Os Transformers viviam em um planeta chamado Cybertron e a definição de Transformers por mais lógica que seja eram robôs com vida que se transformavam em carros e armas. Por exemplo, o líder Optimus Prime, no brasil intitulado de Líder Optimus, se transformava em caminhão vasculante.

Em Cybertron acontecia uma guerra entre os Autobots (robôs do bem) e Deceptions (robôs do mal) que já perdurava por milhões de anos.

Como se sabe, a causa da guerra foi a escassez de alguns recursos, e a destruição do planeta. Os Autobots precisavam de energia e saíram espaço a fora na nave Arca atrás de algum planeta que tivesse os recursos que eles precisavam, mas como não poderia ser diferente os Deceptions, que tinham como líder o Megatron, saíram na nave Nemesis atrás da nave dos Autobots. No espaço a Arca foi invadida pelos Deceptions e eles começaram a travar uma batalha, nesse meio tempo começou uma chuva de meteoros que atingiu as duas naves e coincidentemente ambas caíram no planeta Terra onde ficaram adormecidas por millhões de anos.


Optimus Prime - Líder dos Autobots

Em 1984 aconteceu uma erupção vulcânica e o computador da nave Arca dos Autobots começou a funcionar sozinho (isso que é legal), adaptou as máquinas com equipamentos terrestres e fez os reparos que precisavam ser feitos após a queda das naves e o tempo que ficaram parados.

Após estarem adaptados ao planeta Terra, os Autobots tinham que proteger os humanos dos Deceptions, pois esses viram que a Terra era um planeta muito rico e eles queriam sugar ao máximo o planeta. A guerra continuou, mas simplesmente agora ela é na Terra.
A série animada para TV pode ser dividida em duas partes, pois ela é dividida em 4 temporadas totalizando 98 episódios sendo que duas temporadas foram antes do longa de 1986 e outras duas temporadas após o longa sendo que são somente 3 episódios na quarta temporada

Até hoje o Transformers tem uma legião fãs no mundo inteiro pois eram muito legais aqueles robôs se transformando em carros, armas e fora os brinquedos.

O filme que tem o mesmo nome que estreiou nos EUA em 4 de julho de 2007 e no Brasil tem a estréia prevista para o próximo dia 20.

Roger de Souza

voltar