Para falarmos deste estilo que predominou no inicio da década de 80, é preciso
deixar bem claro que o estilo sempre foi o hip-hop e que os norte-americanos o
batizaram de break relacionando a música com a dança.
O Break é uma das vertentes do Street Dance (dança de rua) e surgiu depois do Funk A
principal receita do Break é a expressão corporal. Na dança é utilizada a mímica,
movimentos acrobáticos, ginástica olímpica com rodopios no solo, também chamado de
heavy break.
Já os dançarinos que praticam este estilo de dança levam o nome de B-Boys
(abreviação de Break Boys)
As raízes do Break vêm dos porto-riquenhos na década de 70 que expressavam sua
insatisfação com a política e a guerra do Vietnã. Os movimentos corporais onde os
dançarinos giram de ponta cabeça imitavam os helicópteros abatidos na guerra.
Os B-Boys (expressão criada no bairro do Bronx em New York) formavam uma equipe de
dança que levava o nome de Crews. A partir de então a violência das gangues de rua e
nos guetos eram trocadas pela disputa de dança, o ‘Breakdance’ e por conseqüência
houve uma diminuição no índice de criminalidade no país.
A dança tem toda uma coreografia com diversas fases e o B-Boy tem que ter um preparo
físico adequado, pois a elasticidade do corpo é fundamental para que os movimentos
de solo tenham êxito.
As fases consistem em:
Top Rock – Fase de preparação se utilizando dos pés fazendo os passos do Funk
estilizado.
Footwork – Trabalho com os pés no solo se utilizando do apoio das mãos.
Freeze – Movimento rápido seguido de parada repetida para finalizar a dança de solo.
Powermove – Movimentos giratórios e continuados.
Lockin – Movimentos de braços minuciosos, utilizando cotovelos, mãos e dedos. O
Lockin foi criado na década de 70 em Los Angeles por Don Campbell que em 72 formou o
grupo The Lockers com aparições no programa da Soul Train e participações em shows
do papa da Soul Music James Brown e também George Clinton, Parliament, Funkadelic e
até Frank Sinatra.
Poppin – Simulação de movimentos de um robô, mas com bastante criatividade se
utilizando de mímicas, ilusionismo e dança indiana. Foi criado na cidade de Fresno
na Califórnia por Boogaloo Sam que criou o grupo Electric Boogaloo. O Poppin foi
inspirado na dança de James Brown que fazia ondas pelo corpo e também foi adicionado
o passo Back-Slide (deslizar os pés para trás) prática está que Michael Jackson
fazia com perfeição e que ele denominou como Moonwalk .
Power Move – Giros, saltos e acrobacias sempre ligados a ginástica olímpica que
adicionados a dança do Break, torma o B-Boy um destaque entre os outros componentes
do grupo.
A prática do Grafitti-Art também era muito difundida entre as gangues de breakers,
deixando suas marcas nas ruas e guetos por onde passavam com visual colorido e
artístico. O Rap cantado por eles completavam a cena tornando o Break uma extensão
do movimento Hip-Hop.
No começo da década de 80 essa vertente começa a ser evidenciada e um dos
percursores deste movimento é o produtor Arthur Baker que em 1981 observa os B-Boys
na rua dançando ao som de uma música que vem de 1977. Mais uma vez os papas do
Techno-Pop estavam sendo reverenciados. A faixa Trans-Europe Express do grupo alemão
Kraftwerk era uma das preferidas entre eles.
Com base nisso a genialidade de Baker veio a tona e juntamente com John Robie, Kevin
Donovan, denominado Afrika Bambaataa e líder da Zulu-Nation e Kool Herc do Soul
Sonic Force, gravam um rap em cima da base de Trans - Europe Express do Kraftwerk e
assim nascia ali um dos hits que entraria para a história do hip-hop. ‘Planet Rock ‘
virou um clássico entre os dançarinos de Break. A banda ainda gravaria junto com
Arthur Baker os singles ‘ Looking For The Perfect Beat’, “Renegades of Funk’ e‘Frantic Situation’.
Ainda com pareceria de John Robie, Baker grava com a banda Planet Patrol o single‘Play At Your Own Risk’ com a base de Planet Rock só que dessa vez com vocais
melódicos e assim dá-se ínicio a um novo estilo, o ‘Freestyle’ que podemos conferir
aqui no site.
O Breakdance começa então a ser divulgado em filmes relacionados a dança e a
primeira aparição é do grupo Rock Steady Crew no filme Flashdance. A partir de então
foram feitos filmes destinados ao movimento, como Style Wars (83), Wild Style (83),
Beat Street (84), Breakin’ (84) e Krush Groove (85).
No Filme Beat Strreet (aqui no Brasil ganhou o nome de ‘Beat Street – na Onda do
Break’) podemos conferir o Afrika Bambaataa no palco com hit ‘Frantic Situation’ e
as performances excepcionais dos duelos de dança entre o Rock Steady Crew e os New
York City Breakers ao som de Arthur Baker em Breakers Revenge. A trilha sonora do
filme conta também com outros monstros do Hip Hop, como o grupo Grandmaster Flash e
Furious Five com participação de Melle Mel, Kool Moe Dee e Jazzy Jay.
No Filme Breakin´, aqui chamado como Breakdance, uma jovem dançarina de jazz
junta-se aos dançarinos de Break se tornando uma sensação do Breakdance. É neste
filme que Ice-T se tornou um dos principais rappers americanos. Podemos conferir
também a cena antológica de Ozone (Adolfo Quinones) dançando com uma vassoura ao som
de ‘Tour De France’ e mais uma vez o Kraftwerk está presente em cena. Na trilha
sonora o tema do filme é de OIlie & Jerry em ‘Breakin’...There’s No Stopping Us’ e
conta ainda com o The Art of Noise com a faixa ‘Beat Box’.
Eis então que o inusitado acontece, o produtor Malcolm McLaren, que foi empresário
das bandas como New York Dools e o Sex Pistols, estes percussores do movimento punk
rock da Inglaterra, resolve investir em sua carreira solo e lança o seu primeiro
trabalho no ano de 1983 produzido por Trevor Horn e lançado pela gravadora Charisma,
o álbum Duck Rock que mistura influências africanas e americanas, incluindo o
Hip-Hop.
As únicas 02 músicas do álbum que são pertencentes ao movimento Hip-Hop é Buffalo
Gals e World´s Famous produzidas juntamente com uma dupla de DJ´s da cidade de
Bronx, a The Worlds Famous Supreme Team e foram suficientes para que Malcolm
ganhasse o respeito dos Breakers e suas músicas fossem executadas pelas rádios com
freqüência. Podemos conferir no álbum vários trechos de um programa de rádio que
Malcolm apresentava e aparece até um trecho da faixa ‘Catch The Beat’ do rapper
T-Sky Valley.
McLaren lançaria outros hits como Dýa Like Scratchin’, She´s Looking Like a Hobo e
Hobo Scratch que são colagens de trechos de Buffalo Gals e grava com os ‘Supreme
Team’ o single ‘Hey Dj’ com relativo sucesso.
Rock Steady Crew, Shannon e T-Sky Valley |
Outros artistas foram aparecendo como o Break Machine com o super hit “Street Dance,
Natasha King com ‘Am-Fm’ e a cantora Shannon que influenciou toda uma geração com
seu super hit ‘Let The Music Play’ e que foi largamente sampleado em várias músicas.
Infelizmente pelo movimento ter perdido as forças até meados do ano de 1985, essas
bandas tinham vida curta, mas deixaram sua colaboração no cenário do Hip-Hop.
Segue abaixo um play list das músicas mais executadas nas rádios e pistas de dança
relacionadas ao movimento Break:
Planet Rock – Afrika Bambaataa & The Soul Sonic Force
Buffalo Gals – Malcom McLaren
Mr. Groove – One Way
Am – Fm – Natasha King
Street Dance – Break Machine
You Gotta Believe – Love Bug Starski
World´s Famous – Malcolm McLaren
Nineteen – Paul Hardcastle
Play At Your Own Risk – Planet Patrol
Catch The Beat – T-Sky Valley
Let The Music Play – Shannon
I.O.U – Freeeze
Breakin…There No Sopping Us – Ollie & Jerry
Hey Dj – The World´s Famous Supreme Team
Hey You (The Rock Steady Crew) – Rock Steady Crew
Rockit – Herbie Hancock
The Message - Grandmaster Flash & Furious
Five Jam On Revenge - Newcleus
Breakin' In Space - Key Matic
Atomic Dog - George Clinton
Curiosidades:
A Cultura Hip-Hop se divide em 04 elementos: Breakdance, Grafitti (arte que vem
desde o Império Romano e que hoje é uma forma de expressão incluída no âmbito das
artes visuais), D.J .(Disc-Jockey) e MC (abreviatura do Mestre de Cerimônias) aquele
que canta o Rap enquanto o D.J.mixa as músicas:
Aqui no Brasil mais especificamente em São Paulo, a rádio que mais divulgou esse
movimento foi sem dúvida a Bandeirantes FM – 96,1 Mhz;
No Brasil foi lançado o LP Breakdance em 1984 que trazia na capa um dançarino de
Break mostrando os movimentos básicos da dança e as faixas se misturavam entre New
Wave, Break e Funk (coisas do Brasi!!!);
O movimento de dança Back Slide que consiste em deslizar os pés para trás e que
Michael Jackson chamou de ‘Moonwalk’ é na verdade explicado pelos especialistas de
que o ‘Moonwalk’ é o movimento de deslizar para frente;
Junto com o movimento do Break foi largamente difundido entre os Dj’s o Scratch,
movimento que consiste em deslizar o vinil no toca-discos para frente e para trás.
Para melhor performance do Scratch utiliza-se de um feltro no prato do toca-discos
para melhor deslizamento e evitar pulos. Buffalo Gals e Rockit são bons exemplos de
músicas construídas com base neste efeito;
A vestimenta dos B-Boys consistiam em agasalhos coloridos onde geralmente cada
grupo, os chamados ‘Crews’ utilizamos uma cor diferente para distingui-los. Isso se
deve porque as roupas tinham que ter um tecido maleável para poder se realizar os
movimentos mais acrobáticos. Eram populares também os tênis Adidas, Puma e Converse
e uso de bonés ou até uma faixa na cabeça. Nessa época as calças e roupas da OP, OA,
775 entre outras e os tênis quadriculados estavam em alta, fazendo com que o Jeans
ficasse um pouco de lado entre os jovens.
As gangues utilizavam os famosos rádio-gravadores para exibição da dança de rua e
quanto maior fosse o tamanho do aparelho e coloridos mais status o grupo teria. Vide
capa do álbum ‘Duck Rock’ do Malcolm McLaren;
A cultura nunca acabou porque pertence ao movimento Hip-Hop e podemos ver a prática
dos B-Boys em exibição nos grandes centros de Nova York e nos metrôs. Aqui no Brasil
o metrô São Bento reúne esses dançarinos frequentemente e existem escolas
especializadas em ensinar a dança de rua (Street Dance)
Apesar do Break ter explodido na década de 80 não podemos de deixar de reverenciar oícone Michael Jackson que em um vídeo junto dos irmãos e ainda pequeno, os Jackson
5, na música ‘Dance Machine’ ele simplesmente dá um show de movimentos chamado‘Poppin’ (Robô) e que ao longo dos anos foi aprimorando e se tornando então o Rei do
Pop (The King Of Pop)
Reinaldo Varani
|