filmes

Mais um grande filme dos 80 aqui na seção filmes do Projeto Autobahn. Bem, esse não é o que podemos supra-sumo da década (diferentemente das edição anterior - Admiradora Secreta), mas fez bastante sucesso com o público. História de um garoto Brantley (Michael J. Fox), que deseja subir na vida muito rapidamente, deixa a cidade de Kansas em busca do sucesso em Nova York, encontra dezenas de dificuldades e lá ainda se apaixona por Christy (Helen Slater e sua beleza estonteante), que é amante do dono da empresa (tudo por dinheiro). Nada de novo, aliás clichê maior não existe, afinal, that's life. Pior até tem aquilo de buscar o American Way com muita vontade, o que faria o filme perder ainda mais. Mas o diretor Herbert Ross (Footlose) usando um tema batido, e que com certeza desagrada muitos (a busca do AmWay, me desagrada inclusive), consegue, fazer a sua crítica, meio que discreta no geral e descarada em vários momentos, aos grandes burgueses, empresários, aos loucos por dinheiro e ao delírio pelo capital como um todo. Interessante, crítica sutil, muitos podem pensar como uma adoração ao subir na vida, pode ser essa a primeira impressão, mas vendo como as coisas funcionam do outro lado na luta de classes, podemos perceber a crítica ao Estilo de Vida Americano, de chefes, patrões, empresários e Material Girls.

O Segredo do meu Sucesso, filmado em 87, segue a linha que mais fez sucesso nos 80, a Comédia Romântica, estilo não adotado em locadoras, revendedoras por aqui, mas é um marco da década reconhecidamente. Não é drama, nem romance, nem comédia pura e simples. Mostra a intimidade e excentricidade da classe da ganância, situações engraçadas, outras com um humor meio primário, mas no geral um filme interessante dos 80. Não está no top 10 mesmo, mas merece uma boa citação aqui, por ter mostrado melhor a intimidade de uma classe (nada de novo, eu sei...), e principalmente por ter algumas cenas hilariantes e trilha muito bem escolhida.

Mais um filme meio teen, aliás saindo da adolescência nesse caso, não se passa numa escola, mas algo semelhante a Wall Street. Entre diversas situações, quanto sua tia Vera (Margaret Whitton) se apaixona por ele, fica bem hilário o filme, primeiro na limusine, quando entre cantadas, ouvimos a maravilhosa Oh Yeah do Yello (realmente o hit de cenas hilariantes do cinema), na sequência, na sedução na superpiscina da mansão de seu tio e chefe Howard (Richard Jordan), tocando a música que fez Spielberg famoso, do Tubarão, very funny. Entre outras tiradas interessantes no filme. Resumindo, uma comédia romântica que vale a pena relmebrar num final de semana em casa. Outra cena imperdível, mais uma vez ao som do Yello é durante a noite num fim de semana na casa dos Prescott, em que a confusão de casais, piada gasta, mas muito funny, agita um dos pontos altos do filme.

Mas a trilha não fica só nos geniais suiços eletrônicos do Yello, ela passa por Katrina & the Waves, com Walking on Sunshine, superhit nos 80 e nas pistas Autobahn, Bananarama (com produção de Daryl Hall e letra de Paul Weller), Pat Benatar e ainda a genial banda de Freestyle TKA, que foi uma das precursoras do Latin Freestyle, com Come Get My Love, genial song que mesmo na versão do álbum tem samples e mixes de primeira linha, do álbum Scars of Love, que também nos deu X-Ray Vision. David Foster é o responsável pela trilha, escolha das songs e complemento com suas genialidades eletrônicas durante o restante do filme, e mais uma vez, como em O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, suas composições próprias vão muito bem, apesar de nesse último, sua escolha para músicas de outros artistas ter sido péssima, no Segredo do Meu Sucesso acertou em cheio, Yello, Katrina & the Waves e TKA, valorizam e muito o filme. Há algums referências bem interessantes em meio boas críticas, uma delas é quando Fox está procurando emprego, logo no início do filme e todos pedem experiência, essa situação desagradável que acontece igualzinha aqui, a pessoa procurando o primeiro emprego, e sendo exigida a experiência, outra referência interessante é quando mente o currículo completo, bem típico também... Na cabine de telefone ligando para a família, no interior do país, ao seu lado acontece uma cena típica de seriado policial dos eua, e ele na cabine, dizendo que é apenas a TV, Maimi Vice. Em geral, um filme bem interessante.

Diálogos interessantes do filme:
(depois do currículo falsificado e finalmente preencher o requisitado, parecia tudo estar bem...)
Brantley Foster: Você não vai me dizer que tenho muita experiência, né?
Mrs. Meacham: Certamente não - você é perfeito para o emprego
Brantley Foster: Ótimo!
Mrs. Meacham: Exceto...
Brantley Foster: Não! Sem excessões! Eu quero esse emprego, eu preciso dele, eu posso fazê-lo. Por todo lugar que passei hoje sempre havia algo errado, jovem demais, velho demais, alto demais. Qualquer que seja a excessão, eu posso resolvê-la. Posso ser mais velho, posso ser mais alto, posso ser qualquer coisa
Mrs. Meacham: Você pode ser uma mulher?
-------------------
(Vera semi-nua e a conversa típica do cara que só pensa naquilo ... Dinheiro)
Howard Prescott: O que você está fazendo aqui?
Vera Prescot: [semi-nua] Me sentindo romântica...
Howard Prescott: Oh. O que tem pra jantar?
Vera Prescott: Ohh, Howard! Você realmente sabe como jogar uma mulher pra baixo.


Michael J. Fox Brantley Foster - Carlton Whitfield
Helen Slater Christy Wills
Richard Jordan Howard Prescott
Margaret Whitton Vera Prescott
John Pankow Fred Melrose
Christopher Murney Barney Rattigan
Gerry Bamman Art Thomas
Fred Gwynne Donald Davenport
Carol Ann Susi Jean
Elizabeth Franz Grace Foster

A sinopse da capa do VHS por aqui:
"Pode um garoto de Kansas chegar a Nova Iorque e conquistar o mundo dos negócios em questão de semanas? Michael J. Fox prova que isto pode ser feito... Recém chegado da faculdade, ele está determinado a escalar a escada empresarial em tempo recorde, representando um executivo, apesar de ser, na realidade, um simples 'office-boy'. Tudo se complica quando a esposa do chefe se apaixona por ele, ele por sua vez se apaixona por uma secretária, que só deseja ser a amante do chefe. Uma comédia imperdível"

Edições Anteriores


voltar