Media  |
Fale  |

Filmes
Chuva Negra

 

Um dos melhores filmes do gênero policial já feito não só nos anos 80, mas até os dias de hoje. Com uma Direção de Ridley Scott, o mesmo que dirigiu e/ou produziu grandes sucessos como Blade Runner, Hannibal, Alien o Oitavo Passageiro, Gladiador, entre outros.

O filme conta com o elenco principal de Michael Douglas e Andy Garcia, além da participação de grandes atores do outro lado do mundo, como Yusaku Matsuda e Ken Takakura são excelentes e tão bons quanto aos famosos de Hollywood.

O começo do filme parece bem clichê de filmes policias com o policial bonzinho e o malvado, mas depois de alguns minutos, para quem gosta do estilo de filmes policias, acaba prendendo a atenção do começo ao fim e uma história policial que envolve dois países, duas culturas e mostra a parte do caráter das pessoas independente do país, crença ou raça.

FICHA

"Chuva Negra"
Título original:
"Black Rain"
EUA, 1989, 89 minutos.

Michael Douglas
(Nick Conklin)
Andy Garcia (Charlie Vincent)
Kate Capshaw (Joyce)
Ken Takakura (Mashahiro Matsumoto)
Yusaku Matsuda (Kogi Sato)
Shigeru Kôyama (Superintendente)
John Spencer (Capitão Oliver)
Guts Ishimatsu (Katayama)
Yuya Uchida (Inspetor Nahida Fake)
Tomisaburo Wakayama (Kinya Sugai)
Miyuki Ono (Miyuki)
Luis Guzmán (Frankie)

Direção: Ridley Scott
Roteiro:Craig Bolotin e Warren Lewis
Produção: Stanley R. Jaffe e Sherry Lansing
Música: Hans Zimmer
Fotografia: Jan de Bont
Edição: Tom Rolf
Direção de Arte:John Jay Moore, Kazuo Takenaka e Herman F. Zimmerman
Figurino: Ellen Mirojnick
Efeitos especiais: Makeup & Effects Laboratories Inc.
Estúdios: Paramount Pictures / Pegasus Film Partners
Distribuidora: Paramount Pictures
Genêro: Policial

Nick (Michael Douglas) é um policial que se envolveu em corrupção e tem sua carreira abalada pelo Departamento de Polícia de New York, junto com seu colega policial Charlie (Andy Garcia) que faz o papel de bonzinho, estão em um restaurante em New York e presenciam em uma mesa pessoas da máfia italiana e japonesa juntos, eis que aparece outra facção japonesa e ocorre um tiro teio com Michael e Andy atrás dos bandidos. Ao capturar o chefe da facção Sato (Yusaku Matsuda), eles tem a tarefa de levar Sato de volta ao Japão para as autoridades japonesas. Antes mesmo de desembarcarem, são enganados por criminosos japoneses disfarçados de policiais e levam embora Sato, depois recorrem as verdadeiras autoridades japonesas onde terão ajuda do investigador Masahiro (Ken Takakura), e aí começa uma verdadeira perseguição que acho melhor não contar toda a história para não perder a graça daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir este maravilhoso filme de estilo policial dos anos 80.

É impossível não se lembrar de alguns segundos das cenas de Chuva Negra com o filme Blade Runner, mesmo que Chuva Negra não seja nada futurista, as imagens quando Michael Douglas e Andy Garcia chegam ao Japão com as chaminés das fábricas e ao estilo bem “Metrópolis”, além das cenas em que eles estão nas ruas do Japão comendo, o que lembra bem uma cena parecida com Harrison Ford em Blade Runner. E até mesmo quando Michael Douglas e Ken Takakura vão novamente ao esconderijo abandonado por Sato ao acharem lantejoulas de um vestido que graças a isso conseguem ter pistas para irem a sua “caçada”, que lembra também uma parte de Blade Runner.

O filme leva direta ou indiretamente uma mensagem sobre honra, seja pra os bonzinhos ou pra os vilões. Além de o filme contar certas maneiras de dois países diferentes, mas peca um pouco em forçar com propagandas de empresas tanto do Japão como EUA, que vão de marcas de motocicletas, capacetes, refrigerantes
e Cia. Aérea.

Volto a comentar sobre a brilhante atuação no filme dos atores Ken Takakura (Masahiro) e Yusaku Matsuda (Sato), que infelizmente filmou já doente e veio a falecer semanas depois.
Chuva Negra é considerado um ótimo filme policial até os dias de hoje, para quem gosta do gênero com certeza vai assistir mais de uma vez.

Curiosidades:

- Um ano depois o filme foi indicado ao Oscar e também na Academia de Filmes Japonesa.

- O filme tem a participação da atriz Kate Capshaw, conhecida em (Indiana Jones e o Templo da Perdição), esposa de Steven Spielberg.

- Ken Takakura além de atuar em Chuva Negra e muitos outros filmes de origem japonesa, foi apelidado como - Clint Eastwood do Japão.

- Em cenas do filme tocam: UB-40, Iggy Pop e Ryuichi Sakamoto.



Van Depeche