filmes
Dirty Dancing - Ritmo Quente

Now I've had the time of my life
No I never felt like this before
Yes I swear it's the truth
And I owe it all to you
'Cause I've had the time of my life
And I owe it all to you…

Quem nunca imitou os passos de Jennifer Grey e Patrick Swayze ao ouvir os acordes iniciais e a batida contagiante de "(I’ve had) The time of my life"?

Anos 60, década de inocência, muita música, muita dança e... ritmo quente! Essa é época em que se passa a trama de Dirty Dancing. No verão de 1963, Francis Houseman ou Baby (Jennifer Grey) viaja com sua família para uma colônia de férias, onde a grande atração é os shows e as aulas de dança. Com 17 anos, filha de um médico bem sucedido, não se sente à vontade com a hipocresia de sua classe, pois é uma garota idealista e preocupada em mudar o mundo.

Numa das noites de suas férias tenta se refugiar no jardim do hotel, onde escuta ao fundo um ritmo diferente que chama muito a sua atenção. A música a conduz ao alojamento dos funcionários, onde fica surpresa e maravilhada com o "ritmo quente" da dança envolvente e sedutora. Lá Johnny (Patrick Swayze), o dançarino bonitão que deixa todas as hóspedes do hotel de boca aberta, a tira pra dançar. Timidamente ela dá alguns passinhos... e claro se apaixona pelo galã!

Um problema envolvendo Penny (Cynthia Rhodes), a parceira de dança de Johnny, faz com que Baby corajosamente se ofereça para substituí-la (nada boba essa garota!) numa apresentação de mambo. Para que não pague nenhum mico em cima do palco ela se empenha em aprender a dançar com nada mais nada menos que Johnny! (Aaaiii que sacrifíciooooo!!!!!!!!)

A partir daí o filme é repleto de cenas bonitinhas, românticas, apetitosas... Vale destacar pulinhos de Baby na escada, as pisadas no pé de Johnny... Os dois se equilibrando no tronco de árvore sobre o rio... E dentro da água então!!! Ai... treinando saltos... Que amor!

É claaaro que ela arrasou no mambo! Também com um professor desse, quem não aprende a dançar?

Brincadeiras à parte, no decorrer do filme Baby e Johnny se envolvem cada vez mais, mas seu amor é abalado devido ao conflito de suas classes.

O diretor Emile Ardolino apresenta conflitos que surgem a partir dessa década de forma sutil e inteligente. Como ele mesmo diz, Dirty Dancing "é uma estória sobre crescimento, é sobre a descoberta da sexualidade, a quebra de vínculos com os pais e basicamente sobre se apaixonar". Muito interessante, é a forma como a dança é envolvida na trama, pois está totalmente ligada à continuidade da estória e ao desenvolvimento das personagens. Para Ardolino não foi novidade dirigir um filme com dança, pois em 1983 ganhou o Oscar pelo documentário He Makes Me Feel Like Dancing.

A última cena é clássica e a mais marcante! Johnny abre o jogo para todos sobre o amor que sente por Baby (Aiiiiiiiiiiiiiii, quem me dera!!!) e a tira para dançar "(I’ve had) The Time of My Life", numa performance surpreendente e empolgante de Jennifer Grey e Patrick Swayze, que nos faz bater o pézinho e sair dando saltos de bailarina.

O grande motivo que levou o diretor Emile Ardolino a chamar Patrick Swayze é o fato dele ter sido bailarino da Companhia de Dança de L.A. e também poder atuar. Não podemos deixar de lisongear Jennifer Grey por sua atuação como dançarina, foi fantástica! A atriz já tinha o rosto conhecido, pois em 1986 atuou em "Curtindo a Vida Adoidado" como a irmã que atormentava a vida de Ferris Bueller (Mathew Broderick), um dos personagens mais queridos pelos adolescentes da década de 80.

Apesar do "bonitão" não atuar tão bem como dança, Patrick Swayze protagonizou mais 2 filmes de sucesso na década de 90. "Ghost, Do Outro Lado da Vida" (1990) e "Caçadores de Emoção" (1991).

Outro ponto marcante do filme é a bela escolha da trilha sonora que vem misturada com músicas dos anos 60, como a graciosa "Be My Baby" e anos 80 como "Hungry Eyes" e "She Likes the Wind" (interpretada pelo próprio protagonista Patrick Swayze).
 


Premiações:

- Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("(I've Had) The Time of My Life").

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original ("(I've Had) The Time of My Life"). Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Patrick Swayze) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Jennifer Grey).


Curiosidades:

- Ao longo de todo o filme, as roupas utilizadas pelos personagens Johnny e Baby são bastante contrastantes. Enquanto Baby veste sempre cores leves e alegres, Johnny usa sempre preto ou cores escuras.

- O orçamento de Dirty Dancing - Ritmo Quente foi de apenas US$ 6 milhões.

- Dirty Dancing - Ritmo Quente foi relançado nos cinemas americanos em 1997, após uma grande campanha feita por telespectadores através de um programa americano de entrevistas.


Pisadas na bola do continuista (Coitado!!!! Pensa que é fácil prestar atenção em todos os míííínimos detalhes?):

- Na cena em que estava chovendo e Johnny quebra o vidro do carro com um pedaço de pau que arranca do chão, além dele ter tirado facilmente o toco cravado no chão, ele fez um buraco redondinho no vidro. Na cena seguinte o vidro está com o buraco maior e mais visível (além dele e da Baby estarem quase secos dentro do carro). (Contribuição de Maria Helena - Fã de Carteirinha)

- Quando Johnny estava brigando com o Robbie, o cinto dele cai no chão, e logo depois está colocado de novo. (Contribuição de Ariane Gonzaga - Fã de Carteirinha)

- Na noite em que Baby vai dançar com Johnny no Sheldrake, ela está com um sutiã, e quando ela vai no quarto dele, onde acontece a primeira noite deles, ela está com outro sutiã rendado. (Contribuição de Gina Lis - Fã de Carteirinha)


Trilha Sonora:
01. (I've Had) The Time Of My Life - Bill Medley And Jennifer Warnes
02. Be My Baby - Ronnettes
03. She's Like The Wind - Patrick Swayze
04. Hungry Eyes - Eric Carmen
05. Stay - Maurice Williams And The Zodiacs
06. Yes - Merry Clayton
07. You Don't Own Me - Blow Monkeys
08. Hey Baby - Bruce Channel 9. Overload - Zappacosta
09. Love Is Strange - Mickey And Sylvia
10. Where Are You Tonight? - Tom Johnston
11. In The Still Of The Night - Five Satins

 

Liliana Quito e Tatiana Sakavicius

 
FICHA

"Dirty Dancing - Ritmo Quente"
Título original:
"Dirty Dancing"
Estados Unidos, 1987, 97 minutos.

Patrick Swayze - Johnny Castle
Cynthia Rhodes - Penny Johnson
Jennifer Grey - Frances "Baby" Houseman
Jerry Orbach - Dr. Jake Houseman
Jack Weston - Max Kellerman
Jane Brucker - Lisa Houseman
Kelly Bishop - Marjorie Houseman
Lonny Price - Neil Kellerman
Max Cantor - Robbie Gould
Charles "Honi" Coles - Tito Suarez
Neal Jones - Billy Kostech
Wayne Knight - Stan


Direção: Emile Ardolino
Roteirista: Eleanor Bergstein
Coreógrafo: Kenny Ortega
 


voltar