Media  |
Fale  |

Filmes
Um Estranho no Ninho

 

FICHA

"Um Estranho no Ninho"
Título original:
One Flew Over the Cuckoo's Nest
EUA - 1975, 2h 13m.

Elenco:
Jack Nicholson -
R.P. McMurphy
Louise Fletcher -
Enfermeira Ratched
Christopher Lloyd -
Taber
Danny DeVito -
Martini
Vincent Schiavelli -
Fredrickson
Scatman Crothers - Turkle

Diretor: Milos Forman
Escrito por: Ken Kesey
Roteiristas: Lawrence Hauben e Bo Goldman

Gênero: Drama

Lançado em 1975, Um Estranho no Ninho é um daqueles clássicos que todo e qualquer amante da 7ª arte deve assistir. Baseado no romance de Ken Kesey, a história nasceu de sua experiência ao trabalhar por um tempo em um hospital para veteranos, na Califórnia.

Dirigido por Milos Forman, o filme aborda, de certa forma, a luta de poder e o autoritarismo perpetrado pelos mais fortes contra os mais fracos. Para trabalhar com esta adaptação realmente não poderia haver melhor diretor. Por ser de origem tcheca Forman sofreu a opressão na pele durante grande parte de sua vida. Estudou na Escola de Cinema em Praga e alguns dos filmes que dirigiu foram banidos por satirizar o Estado. Depois da Primavera de Praga, Forman se exilou em Nova York.

Entre os vários filmes que dirigiu estão Amadeus, O Povo Contra Larry Flynt e Os Fantasmas de Goya. Forman empregou seu senso crítico neste drama com cara de comédia com perfeição..

Além de nos apresentar um excelente roteiro, o filme marcou a estreia de grandes nomes do cinema, como por exemplo Christopher Lloyd, que se mostrou extremamente talentoso desde o início. A excelente atuação lhe rendeu mais tarde o papel do inesquecível Dr Emmett Brown, de De Volta Para o Futuro. E realmente a escolha foi acertada! Afinal o Dr. Brown tem algo de maluco e ninguém melhor do que Lloyd para expressar isso! Outro ator que rendeu um papel marcante depois de atuar em Um Estranho no Ninho é Vincent Schiavelli, que ficou conhecido e imortalizado graças ao rabugento e agressivo fantasma que o personagem de Patrick Swayze conhece no metrô, em Ghost: Do Outro Lado da Vida. A obra também marcou a atuação de Louise Fletcher, na brilhante interpretação da opressora enfermeira Ratched. Antes de ser aceito por ela o papel foi recusado por grandes atrizes como Jane Fonda e Faye Dunaway. Não podemos deixar de citar também Jack Nicholson! O ator faz qualquer papel com maestria e torna qualquer obra em obra-prima. Com certeza o desenvolvimento de seu personagem, Randle McMurphy, inspirou Stanley Kubrick na hora de escolher o elenco para sua adaptação de O Iluminado. Assim como Lloyd, Nicholson simula bem personagens com cara de maluco, rs. Outro exemplo é Scatman Crothers, que também atuou em O Iluminado de Kubrick, na pele do enigmático Mr. Hallorann. A verdade é que o filme serviu como um perfeito portfólio para este grande elenco!

Mas o que torna esse filme tão especial é o fato de ser o segundo filme na história do cinema a ganhar os 5 principais prêmios do Oscar: Melhor Diretor, Melhor Produtor, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Atriz. Um fato curioso é que o ator Kirk Douglas possuía os direitos do filme, mas quando surgiu a oportunidade se produzi-lo se julgou velho demais para estrelá-lo. No final das contas seu filho, Michael Douglas, foi o produtor e o filme lhe rendeu seu primeiro Oscar.

Com todas essas características e um elenco tão memorável o resultado não poderia ser diferente. Jack Nicholson faz qualquer papel com maestria e torna qualquer obra em obra- prima. Mesmo com resultados inquestionáveis, dizem que a adaptação não agradou o romancista. Em seu livro, kesey conta a história do ponto de vista de Chefe Bromden.

Opinião do escritor a parte, afinal estes são sempre difíceis de agradar, vale a pena conferir e assistir. Bem profundo, o filme aborda muito mais do que as questões citadas, aborda a natureza humana.


Natascha Coelho


e