Media  |
Fale  |

Filmes
Faça a Coisa Certa

 

FICHA

Faça a Coisa Certa
Título original:
Do the Right Thing - 120 min.

Elenco:
Danny Aiello – Sal
Ossie Davis – Da Mayor
Ruby Dee – Mother Sister
Richard Edson – Vito
Giancarlo Esposito – Buggin Out
Spike Lee – Mookie
Bill Nunn – Radio Raheem

Direção: Spike Lee

Roteiristas: Spike Lee
Gênero: Drama/Comédia

Faça a Coisa Certa é um filme lançado no ano de 1989, que mistura comédia e drama. Esse grandioso filme foi dirigido, produzido e escrito pelo sensacional Spike Lee, que ainda por cima atua no filme. O elenco desse clássico ainda conta com Ossie Davis, Ruby Dee, Richard Edson, John Turturro, Samuel L. Jackson, Giancarlo Esposito, Bill Nunn e Danny Aiello. Em Faça A Coisa Certa temos também as estreias dos jovens na época Martin Lawrence e Rosie Perez.

Sal, personagem de Danny Aiello é ítalo-americano e dono de uma pizzaria no bairro do Brooklin em Nova York. O bairro tem predominância de negros e latinos e também é considerada uma das áreas mais pobres da cidade de Nova York. Sal é o cara típico gente boa e que dirige a sua pizzaria junto com seus dois filhos: Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), além de contar com a ajuda de Mookie (Spike Lee). Sal tem o hábito de decorar a parede de sua pizzaria com fotos de ídolos ítalo-americanos tanto dos esportes quanto do cinema, fato que acaba desagradando boa parte de sua freguesia. E no dia mais ensolarado do ano, Buggin´Out (Giancarlo Esposito) que é ativista, resolve ir até o local para comer uma fatia de pizza e reclama muito por não ter fotos de negros na tal "Parede da Fama". Este pequeno incidente acaba sendo o ponto de partida para um efeito dominó, que acaba gerando um conflito inter-racial de proporções gigantescas.

Agora algumas curiosidades sobre Faça a Coisa Certa que talvez muitas pessoas não saibam e ajude a entender o motivo desse filme sempre aparecer quase que de forma unânime em todas as listas com os melhores filmes de todos os tempos. A primeira opção de Spike Lee para o papel de Sal era Robert De Niro, que acabou recusando o papel por achar muito parecido com outros filmes que ele já havia feito. Matt Dillon era a primeira escolha do diretor para o papel de Pino. O nome do filme vem de uma citação de Malcom X: "You´ve got to do the right thing". A atriz Rosie Perez não quis mostrar o rosto na cena de nudez, pois além de estar chorando ela estava se sentindo explorada. Porém depois do sucesso do filme, ela decidiu que não se importava mais e fez várias cenas de nudez em outros filmes.

Este foi o primeiro de nove filmes em que Spike Lee e John Turturro trabalharam juntos. Apenas para citar alguns: Mais e Melhores Blues, Febre da Selva, Irmãos de Sangue e o mais recente Milagre em Santa Anna de 2008.

O filme abre de forma vibrante com a música maravilhosa e furiosa "Fight The Power" dos mestres do hip hop Public Enemy.

Provavelmente o fato mais curioso sobre Faça a Coisa Certa é que a palavra "fuck" é dita exatamente 240 vezes ao longo do filme. Uma média de duas vezes a cada minuto. O filme acabou sendo um enorme sucesso de crítica e público, rendendo indicações ao Oscar de melhor roteiro para Spike Lee e de melhor ator coadjuvante para Danny Aiello. Faça a Coisa Certa ainda consta no livro "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer" de Steven Jay Schneider. Faça a Coisa Certa é daqueles filmes quase que obrigatórios para os cinéfilos de plantão, pois é forte, urgente e claro para pensar fora da caixa.


Ronaldo Martins Lima


e