Media  |
Fale  |

Filmes
Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan

 

FICHA

"Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan"
Título original:
Star Trek: The Wrath of Khan - 04/06/1982, 114 minutos

Elenco:
Cap. James T. Kirk – William Shatner
Spock – Leonard Nimoy
Leonard McCoy – DeForest Kelley
Montgomery Scott – James Doohan
Pavel Chekov – Walter Koenig
Hikaru Sulu – George Takei
Lieutenant Uhura - Nichelle Nichols
Khan - Ricardo Montalbán
Saavik - Kirstie Alley
Carol Marcus - Bibi Besch

Diretor: Nicholas Meyer

Roteiristas: Jack B. Sowards e Nicholas Meyer

Gênero: Ficção científica

O filme começa com uma Vulcana estreando no comando da nave Enterprise. Enquanto a tripulação sênior e alguns cadetes trabalham em suas mesas, a oficial Saavik ordena ao Tenente Sulu traçar uma rota para evitar entrar na Zona Neutra na fronteira do Klingon. De repente, Uhura recebe um chamado de socorro do Kobayashi Maru, uma nave que atingiu uma mina gravitacional perto de Altair VI, dentro da Zona Neutra.

Apesar dos avisos de Sulu e Spock, Saavik ordena que a nave entre na Zona para resgatar os sobreviventes a bordo. Ao entrar na Zona, a Enterprise é confrontada com três cruzadores de batalha Klingon, que abrem fogo. A Enterprise está fortemente danificada; muitos dos oficiais da ponte estão mortos. Saavik não tem outra alternativa senão pedir à equipe sobrevivente que abandone o navio.

Assim começa a segunda aventura cinematográfica da melhor série de ficção científica de todos os tempos! Com a ajuda da tripulação da Enterprise, o Capitão Kirk deve impedir um antigo inimigo, Khan Noonien Singh, de usar o dispositivo Genesis gerador de vida como a arma máxima. Quem quiser saber mais sobre esse ódio de Khan, vale a pena assistir o 22º episódio da série orignal, Semente do Espaço (Space Seed) exibido pela primeira vez no 16 de fevereiro de 1967, quando após tentar destruir a Enterprise, Khan é exilado a ficar em Ceti Alpha V, onde pretende construir seu império com seus adeptos.

Seguindo com o filme, já estamos no século 23 (Data estelar: 8130.3 do diário de bordo de Kirk). Capitão Kirk agora é instrutor da Academia da Frota Estelar e já não está mais em sua melhor forma.

A perspectiva de utilizar sua espaçonave, a USS Enterprise - agora uma nave de treinamento - em um cruzeiro de cadetes de duas semanas não o faz se sentir mais jovem. Mas o cruzeiro de treinamento se torna uma missão séria e mortal quando seu inimigo, Khan Noonien Singh, infame conquistador da Terra do final do século 20, aparece depois de anos de exílio Ceti Alpha V no comando da nave Relliant. Khan é representado pelo mexicano Ricardo Montalbán (para quem não lembra, é o protagonista da série A Ilha da Fantasia, no papel de Mr. Roarke. Claro, neste filme muito mais agressivo e vingativo que o doce anfitrião da Ilha da Fantasia).

Khan revelou mais tarde que o planeta Ceti Alpha VI explodiu, e deslocou a órbita do quinto planeta como um refúgio de Marte. Ele tenta capturar o Projeto “Genesis”, um dispositivo secreto que detém o poder da própria criação, e projeta a destruição total de Kirk. Neste filme também temos surpresas sobre a vida pessoal e familiar de Kirk, mas não vamos estragar as surpresas desse filme sensacional indicadissimo para todos os fãs dos anos 80, fãs de ficção científica e todos que bom gosto! Ah sim... o final também é surpreendente! Já preparou sua fantasia para a festa deste sábado no Autobahn? Nada melhor que os uniformes de Kirk, Spock, Uhura, e os tripulantes que integram a principal nave da nossa amada Frota Estelar! Pode ser o uniforme tradicional da série, ou até mesmo os novos uniformes usados neste segundo filme.


Marcel Zampieri


e