filmes
Missing - O Desaparecido

Filme produzido em 1982, “missing” relata mais um período doloroso para a América Latina, a ditadura imposta pelo General Augusto Pinochet no Chile em 1973 que depôs o Presidente Socialista Salvador Allende, levando-o a morte no próprio palácio presidencial “La Moneda”.

O Filme relata a história verídica do jovem escritor norteamericano Charles Horman (John Shea) que torna-se mais um desaparecido sob o regime militar, seu pai Ed Horman (Jack Lemmon, em uma brilhante atuação) vai até o Chile em busca de seu filho, a trama traz a tona a participação dos EUA na ação militar imposta no Chile, inclusive a CIA teve uma participação muito intensa no processo que levou a execução do golpe militar e sua implantação durante os anos seguintes.

Missing é uma sucessão de duras cenas que revelam muito mais do que a violência militar, elas mostram características sociais como machismo e abuso de poder por parte dos militares, além do cotidiano tenso ao que os chilenos foram submetidos.

A tortura é a palavra que mais expressa um regime militar, no Chile foram mais de 3 mil mortos além de outros mil desaparecidos e mais de 28 mil pessoas torturadas.
Uma quantidade enorme de mulheres foram abusadas sexualmente baixo um regime de tortura cruel e impossível de ser justificada.

Este filme foi banido do Chile durante o período militar (1973-1990) e sua distribuição foi deturpada por processos que acabaram deixando este filme difícil de ser encontrado, seu relançamento foi feito apenas em 2006 pela Universal.

Vencedor do Academy Award e da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Jack Lemmon também foi premiado como melhor ator.

FICHA

"O Desaparecido "
Título original:
Missing
País/Ano: EUA, 1982
Duração: 122 minutos

Jack Lemmon - Ed Horman
Sissy Spacek - Beth Horman
Melanie Mayron - Terry Simon
John Shea - Charles 'Charlie' Horman
Charles Cioffi - Capt. Ray Tower, USN
David Clennon - Consul Phil Putnam
Richard Venture - U.S. Ambassador
Jerry Hardin - Col. Sean Patrick
Richard Bradford - Andrew Babcock
Joe Regalbuto - Frank Teruggi
Keith Szarabajka - David Holloway
John Doolittle - David McGeary
Janice Rule - Kate Newman
Ward Costello - Congressman
Hansford Rowe - Senator

Direção: Costa Gravas
Produção: Peter Guber, Edward Lewis, Mildred Lewis, Jon Peters
Roteiro:
Mary Harron e Guinevere Turner, baseado em livro de Bret Easton Ellis
Escrito por: Costa-Gavras, Thomas Hauser

Estudio: PolyGram Filmed Entertainment

Genero:
Drama

Este filme é uma obra obrigatória para entender o que aconteceu no Chile durante os anos de repressão, assim como as adaptações para o cinema das obres de Isabel Allende (a Casa dos espíritos) e o dramático filme de Roman Polanski “A morte e a Donzela” que descreve cruelmente a tortura no Chile. Também temos os raríssimos filmes “Chove sobre Santiago” e “O Cantor”, este último um filme alemão que relata os últimos momentos do Compositor, Ator, Diretor de Teatro e Cantor Popular Victor Jara que foi brutalmente torturado e assassinado nos primeiros dias da Ditadura Militar. Um Mártir Chileno, até hoje sua obra musical e teatral é respeitada e influencia novas gerações de protesto contra a violência, inclusão social e cultural.

O Clima tenso do filme se completa com a trilha sonora composta pelo fabuloso Vangelis, a trilha não chegou a ser lançada oficialmente, mas em 1989 no album "Themes” a música principal é lançada.

Dirigido pelo diretor grego Costa-Gavras, famoso por dirigir filmes políticos como o filme “Z” em 1969 denunciando os abusos da ditadura militar na Grécia nos anos 60, filme que ganho o Oscar e o Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro teve muita coragem de abraçar este projeto, que lhe trouxe muita dor de cabeça, pois o próprio EUA foram complacentes com a violência do Regime Pinochet. Sofreu diversos processos por conta deste filme.

Sempre polêmico seu último filme “Amém” trouxe grande controvérsia ao traçar paralelos entre a igreja católica e o nazismo.

Enfim, Missing “ Desaparecido” é mais um capítulo de nossa história Latino Americana que queremos deixar para sempre no passado. Quantos de nós somos filhos, amigos ou netos de desaparecidos e torturados.

German Larraguibel


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80