Media  |
Fale  |

Filmes
O Cavaleiro Solitário

 

FICHA

O Cavaleiro Solitário
Título original:
Pale Rider - 1985, 115 minutos

Elenco:
Clint Eastwood – Pregador
Michael Moriarty – Hull Barret
Carrie Snodgress – Sarah Wheeler
Christopher Penn – Josh LaHood

Diretor: Clint Eastwood

Roteirista: Michael Butler
Gênero: Western

Dirigido, produzido e estrelado por Clint Eastwood, O Cavaleiro Solitário foi lançado em 1985 e foi seu único western filmado na década de 80. Na época, sua imagem de “cowboy” já estava mais do que consolidada e este foi seu penúltimo filme do gênero.

Como sempre a participação de Eastwood, tanto como diretor como ator, é simplesmente incrível! Mesmo em seus western no estilo “spaghetti” sua performance é sempre icônica. E dessa vez conseguiu algo memorável, pois ele é um dos poucos com competência e coragem suficientes para lançar um filme deste gênero na década de 80, e ainda fazer sucesso! Na época o estilo já não estava muito na moda e não era o tipo que fazia a cabeça dos jovens. Comédia e aventura infantojuvenil estavam muito mais em alta.

Como em muitos de seus filmes, o personagem principal é um homem misterioso e taciturno que surge em um vilarejo de forma inesperada, no momento em que seus habitantes mais precisam de ajuda, e some sem deixar rastros. O vilarejo é composto por mineiros que sofrem nas mãos de homens poderosos, donos de uma mineradora, que os exploram.

O mais interessante é que mais uma vez o protagonista é o “homem sem nome”, e desta vez é apelidado de “pastor”, pois quando chega na cidade está usando trajes de pastor. Embora não haja ligação com o personagem da Trilogia dos Dólares, o diretor usou a ideia em mais dois filmes, o próprio Cavaleiro Solitário e O Estranho Sem Nome.

Para muitos esse filme é uma homenagem ao clássico Os Brutos Também Amam, mas uma versão mais mística, pois o personagem principal é um tanto quanto enigmático. Não nos é revelada sua real intenção, mas muitos fatos nos fazem crer que trata-se de um homem em busca de vingança.

Com enredo e atuação excelentes, este com certeza não pode faltar na lista dos filmes para assistir antes de morrer. Mais uma vez Clint Eastwood nos mostrou o artista magnifico que é!


Natascha Coelho


e