Media  |
Fale  |

Filmes
Um Príncipe em Nova York

Este filme é um dos muitos clássicos da inesquecível ''Sessão da Tarde dos anos 80'', trazendo um Eddie Murphy em sua melhor fase da carreira. Encarnando o arquétipo do príncipe que vira mendigo, Murphy surge como Akeem, filho de um rei africano, Jaffe Joffer(James Earl Jones)num país chamado Reino de Zamunda(?).

A história começa assim, Akeem deseja uma pessoa que o ame pelo que ele realmente é, e não por sua realeza. Junto ao amigo Semmi(Arsenio Hall), ''bola'' um plano de ir em busca desse ''alguém especial'' e acabam, juntos ''pesquisando'' no ''globo terrestre'', caindo justo na América do Norte(obviamente nos EUA). Decidem a sorte no ''cara ou coroa'':Los Angeles ou Nova Yorque...a escolhida?...NY.

Daí, partem atrás da dessa ''futura rainha'', percorrendo o bairro mais pobre da cidade:Queens. A sorte está lançada, durante essa ''caça'' conhecem todo o tipo de figuras exóticas e engraçadas, inclusive um barbeiro, que dá uma sugestão a Akeem, sobre aonde encontar uma ''mulher decente'' pela cidade para namorar, daí conhece Lisa McDowell(Shari Hadley),filha de Cleo McDowell(John Amos), dono de uma lanchonete na região que oferece um emprego ele e Semmi para trabalharem inicialmente como faxineiros.

FICHA

"Um Príncipe em Nova York"
Título original:
"Coming to America"
EUA, 1988, 106 minutos.

Eddie Murphy... Prince Akeem / Clarence / Randy Watson / Saul
Arsenio Hall... Semmi / Extremely Ugly Girl / Morris / Reverend Brown
James Earl Jones ... King Jaffe Joffer
John Amos ... Cleo McDowell
Madge Sinclair... Queen Aoleon
Shari Headley ... Lisa McDowell
Paul Bates... Oha
Eriq La Salle... Darryl Jenks
Frankie Faison ... Landlord
Vanessa Bell Calloway... Imani Izzi (as Vanessa Bell)
Louie Anderson ... Maurice
Allison Dean ... Patrice McDowell
Sheila Johnson ...Lady-in-Waiting
Jake Steinfeld... Cab Driver
Calvin Lockhart... Colonel Izzi

Direção: John Landis
Roteiro: David Sheffield e Barry W. Blaustein, baseado em estória de Eddie Murphy
Produção: George Folsey Jr. e Robert D. Wachs Música: Nile Rodgers
Fotografia: Woody Omens
Direção de Arte: Christopher Nowak
Figurino: Deborah Nadoolman
Edição: Malcolm Campbell e George Folsey Jr.

Estúdio: Paramount Pictures
Distribuidora: Paramount Pictures

Genêro: Comédia

Porém, Lisa namora um cara ''boa pinta'' Darryl Jenks(Eriq La Salle)empresário da marca ''Soul Glow''(empresa de cosméticos)que fabrica ''sprays'' para cabelos afro. A partir do momento em que Akeem e Semmi são admitidos, terão que enfrentar o desprezo inicial de todos e depois, mostrarem que são diferentes das outras pessoas. Levando uma vida que não estão acostumados em seu país, várias situações hilárias acontecem durante o dia-a-dia.

As coisas vão mudando...mas deixo aqui a curiosidade para o leitor(a)autobâhnico(a)oitentista...o que vai acontecer depois que descobrirem a verdadeira identidade de Akeem?...será que ele voltará a Zamunda ou ficará em Nova Yorque?...e detalhe: lá em seu país, já estava tudo praticamente certo(pelo menos na cabeça do Rei)que seu filho já estava noivo com uma ''prometida'' de lá, antes mesmo de embarcar para essa ''verdadeira aventura''.

Recomendo essa comédia romântica e poética...agora será uma ''nova'' busca, só que pela internet(sites de downloads) e outras formas que adquirir esse clássico, que não pode faltar na filmoteca básica de cinéfilo das antigas, apreciador de coisas boas e com qualidade que não se vê nos dias de hoje.

CURIOSIDADES

- Em 1988, ano de lançamento do filme, não havia naquela época esses recursos de hoje em dia(efeitos especiais). Foi o primeiro filme em que Eddie Murphy interpretou vários personagens ao mesmo tempo...isso aconteceria depois em ''Um Professor Aloprado'' 1 e 2(1996 e 2000) e em ''Norbit''(2007);

- O diretor do filme John Landis dirigiu Eddie Murphy em outro filme no qual ele fazia um mendigo que se passou por rico, ''Trocando as Bolas'', em 1983, ao lado de Dan Aykroid;

- O filme ficou na 61ª posição do Oscar de 1989;

- Preste atenção na sátira que o filme faz com a rede Mc Donalds, no filme ''McDowells''...era ''concorrente'' em hambúrgueres, diríamos mais ''saudáveis'' e sem ''conservantes'', até o símbolo era uma ''cópia deslavada'' do ''Mac''...rsrsrs...tinha até ''o Big McDowell''(dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial...rs!!!)...muito bacana!;

- Participações especiais de Samuel L. Jackson como o assaltante da lanchonete e Cuba Gooding Jr(ainda adoslecente)cortando o cabelo numa das cenas da barbearia;

- Trilha sonora composta pelos grandes nomes da Soul Music, Black e R&B de todos os tempos como Marvin Gaye(duas canções) e Sister Sledge, mais outros talentos: The Cove Girls, Smokey Robinson, Laura Branighan & Joe Esposito(num duo), etc.

Pois é pessoal, perdi a conta de quantas vezes assiti...rsrsrs!!!

Para rir do começo ao fim!...

Assistam!!!

Abraços e viva os anos 80!

Marco Paulo Vieira