Media  |
Fale  |

Filmes
Superman

 

FICHA

"Férias Frustradas de Natal"
Título original:
Superman - The Movie
EUA/Inglaterra - 1978, 2h 23m.

Elenco:
Marlon Brando -
Jor-El
Gene Hackman -
Lex Luthor
Christopher Reeve -
Superman / Clark Kent
Ned Beatty -
Otis
Jackie Cooper -
Perry White
Glenn Ford - Pa Kent
Trevor Howard - 1st Elder
Margot Kidder -
Lois Lane
Jack O'Halloran -
Non
Valerie Perrine -
Eve Teschmacher

Diretor: Richard Donner
Escrito por: Ian Fleming
Roteiristas: Ian Fleming, Jerry Siegel, Joe Shuster, Mario Puzo, David Newman, Leslie Newmank, Robert Benton
Música: John Williams

Gênero: Ação/Aventura

Um super clássico do cinema, Superman I foi um dos filmes mais cultuados do início dos anos 80, fez parte da infância de todos que viveram os 80, e deu início a uma série de filmes de super-heróis que se estenderia até a época atual. Com um elenco com nomes como Marlon Brando, Christopher Reeve, Gene Hackman entre outros, Superman foi lançado nos cinemas americanos em Dezembro de 1977, sendo um sucesso de bilheteria.

A história do Superman se iniciou nos anos 40 em formato de história em quadrinhos numa época em que o mundo enfrentava a 2ª Guerra Mundial e os Estados Unidos precisava de heróis para elevar o ânimo do povo. Passado algumas décadas, a idéia de fazer um filme com o herói veio também para elevar o ânimo do povo americano cuja Guerra do Vietnã tinha praticamente destruído. Este herói teria o objetivo de, conforme o próprio superman fala no filme, "resgatar a verdade, a justiça e o modo de vida americano".

O filme é dividido em 2 fases: o nascimento e crescimento do personagem do Superman e na 2ª é quando ele já atua como superman. Neste enredo temos Kal-El, um bebê do planeta Krypton, que é enviado por seus pais à terra devido a iminente destruição de seu planeta. Devido a diferente gravidade, ele teria superpoderes na terra. Após ser cuidado por um casal, no qual o acha na estrada, até a adolescência, sai em busca de suas origens e acha a "Fortaleza da solidão", no qual descobre a sua verdadeira origem e os seus poderes, desenvolvendo-os. A partir daí tem início a 2ª fase, onde ele vai viver na grande Metrópolis e vai trabalhar em um grande jornal como repórter e com o codinome Clark Kent. Após passar por uma situação inusitada para salvar a sua amiga de trabalho Louis Lane, é obrigado a revelar a existência do superman, porém sem revelar que seria o próprio repórter, e com isso tem início a história de heroísmo do superman.

Com excelente interpretação do ator Christopher Reeve, superman I teve mais 3 sequências, porém somente este e o 2º filme (lançado em 1980) tiveram sucesso. Os demais (Superman III lançado em 1983 e Superman IV de 1987) foram fracassos de bilheteria. Em 2006 foi feito uma tentativa de Continuação da série com o lançamento do filme: Superman - O retorno, com boa aceitação do público, mas a idéia foi abandonada pois a Warner decidiu fazer um reboot da série com o lançamento em 2013 do filme "O homem de aço", filme que deu início no universo da DC Comics a ligação com outros heróis como o Batman no filme "Batman X Superman", com lançamento em 24 de Março de 2016.


Reynaldo Rivero


e