O grupo formado por Bernard Sumner, Johnny Marr, Andy
Robinson, Keste Martinez e Donald Johnson se reuniu pela
primeira vez em 1989, logo após Bernard completar a turnê de lançamento
do álbum Technique do New Order.
Mas, antes de começar a estória do Electronic,
precisamos recuar até 1987 e observar duas bandas de Manchester.
Johnny Marr estava desmotivado com os Smiths. O excesso
de turnês pela Inglaterra e Estados Unidos, além dos desentendimentos
com Morrissey, que o assediava cada vez mais explicitamente, o levou a
deixar a banda. Outro motivo foi a superexposição de Morrissey
que acabava levando 100% dos créditos pelo sucesso da banda em
detrimento dele e dos outros dois integrantes. A partir daí, Johnny
tirou férias de 6 meses e depois deste descanso foi pra o The
The.
Bernard
Sumner, que 7 anos antes substituira Ian Curtis, provou que poderia ser
um vocalista seguro, apesar das constantes críticas e da rivalidade
interna com Peter Hook, desde a morte de Ian, que nunca escondeu o desejo
de se tornar o vocalista e líder da banda. Apesar de sempre fazerem
o que quiseram (até o início dos anos 90, o New Order era
considerada a maior banda independente de todos os tempos), a banda sempre
se colocou em uma posição de acertar sempre baseada em muito
trabalho. Durante as gravações de Low Life, a banda
chegou a morar dentro dos estúdios da Factory para
que pudessem passar mais tempo juntos.
Obviamente isso trouxe um desgaste enorme e, após uma bem sucedida
turnê em 1987, Bernard tomou a decisão de trabalhar em um
projeto paralelo. Barney (como passou a ser seu pseudônimo a partir
desta época), chegou a dizer que não suportava mais a convivência
com seu colegas de banda. Mesmo com essas decisões tomadas, haviam
compromissos a cumprir e depois do lançamento da coletânea
Substance e de uma mega apresentação em 19
de junho de 1987 no Glastonbury a banda entrou em férias.
Só voltariam a se reunir, em Ibiza, em 1988. Cada um já
estava pensando em seus projetos solo.
Em 87, um amigo em comum (Andrew Barry) comentou sobre Barney com
Johnny Marr. Disse que ele era um cara legal. Barney se encontrou com
Johnny Marr no Hacienda no final de 87. Contou a ele que
estava pensando em fazer um projeto fora do New Order. Johnny perguntou
se ele suportaria duas bandas ao mesmo tempo ao que Barney repondeu que
o New Order entraria em férias ‘’por tempo indeterminado’’.
Barney propôs fazerem um disco juntos ao que Marr aceitou imediatamente
e logo em seguida começaram a trabalhar no álbum Electronic.
Pouco depois, Peter Hook ligou para Johnny e perguntou se ele gostaria
de participar de seu projeto solo (Revenge ou seja, Vingança,
era exatamente como soava esse projeto de Hook, embora ele tenha argumentado
que o nome foi inspirado em um clipe do George Michael em que aparece
a frase na jaqueta de Michael - Faith). Johnny Marr disse que não
poderia porque já estava trabalhando com Barney. Hook passou então
a atacá-lo em entrevistas, dizendo que o trabalho de Johnny Marr
era muito ruim, etc.
Apesar
de afirmarem na época que não se tratava de um "supergrupo"
planejado, a imprensa britânica soltava semanalmente notas nos seus
semanários sobre a união dos dois melhores grupos de Manchester
até então. As expectativas cresciam na mesma proporção
que a dupla diminuía o ritmo de trabalho, afinal de contas, tudo
o que eles queriam era não sofrer pressões como em seus
grupos anteriores. Cansada de soltar notas e não ter respostas
dos dois integrantes do grupo, a imprensa passou a atacá-los e
acusar o Eletronic de ser apenas uma "brincadeira de riquinhos". Os dois
assumiram esta postura em entrevistas, dizendo que o grupo se tratava
apenas de um hobby e que eles não estavam se levando muito a sério.
Passados dois anos do primeiro encontro, no final de 1989, o apelido de
supergrupo toma uma forma maior ainda: Barney convida Neil Tennant
dos Pet Shop Boys para cantar em uma das faixas. Chris Lowe vai
junto, apenas para acompanhar o trabalho e, durante uma conversa com Johnny
Marr, acaba acertando a produção de uma outra faixa do disco
The Patience of a Saint, que foi oficialmente a primeira
música a ficar pronta, embora não tenha sido lançada.
Barney gostou da idéia da participação dos Pet
Shop Boys e gostaria até da participação
da dupla em mais faixas, no entanto Neil e Chris não suportaram
o ritmo lento e descompromissado de Barney e Marr, além das noitadas
no Hacienda regadas a uma nova droga, o ecstasy, e que estava fazendo
muito sucesso na ocasião e acabaram ficando só em Getting
away with it e The Patience of a Saint.
A participação dos Pet Shop Boys foi tudo o que
a imprensa mundial precisava. Finalmente estava formado o primeiro supergrupo
da nova década que se iniciava: New Order + Smiths + Pet Shop
Boys = Electronic, anunciou o extinto Melody Maker.
O álbum Electronic só ficou pronto em meados de 1990,
três anos após o início dos trabalhos da dupla e o
single lançado foi Getting away with it que foi direto para
o topo das paradas no mundo todo. Apesar do sucesso, a dupla não
estava segura sobre o lançamento do disco, que quase foi engavetado
por Barney, e lançou mais um single: Get the message. Como
o sucesso foi o mesmo, o álbum foi lançado na primavera
de 1991.
Após uma série de shows bem sucedidos nos EUA,
abrindo para o Depeche Mode (com ingressos
esgotados em questão de horas) e tocando em clubes na Inglaterra,
o grupo foi convidado para gravar uma música para trilha sonora
do filme Cool World (no Brasil o filme se chamou Mundo Proibido). A música
que se chamou Disapointed contou de novo com os vocais de Neil
Tennant. Antes de se separarem em 92, a dupla participou do disco da dupla
Banderas, tocando na faixa This is your life que também
fez muito sucesso.
Barney Summer voltou a se reunir com o New Order e lançou o disco
Republic. Johnny Marr, fez participações discretas
e produções de discos de bandas inglesas. Os dois afirmavam
em entrevistas que a parceria não havia acabado. Apenas tinham
se separado momentaneamente. Voltaram a se reunir em 1995 para gravar
o disco Raise the Pressure. Com a participação especial
de Karl Bartos do Kraftwerk
em 6 músicas, o disco passou quase despercebido. Nenhum single
foi lançado e as vendas foram decepcionantes.
O último trabalho da banda foi em 1999 e lançaram o disco
Twisted Tenderness, que novamente passou ao largo do grande público
e foi lançado por uma gravadora pequena, a Koch, diferentemente
dos dois primeiros álbuns que foram lançados pela Warner.
Discografia
1991 – Electronic
1996 – Raise the Pressure
1999 – The Best of Electronic (coletânea)
1999 – Twisted Tenderness
Marcos Vicente e Robson Leandro
da Silva
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