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- History
O Ultravox se formou em 1973 sob o nome de Tiger Lilly,
mas seu primeiro grande show foi acontecer apenas em 16 de agosto de 74, no London
Marquee. O Ultravox é referenciado por ser a maior influência de bandas como Depeche Mode, Human
League, Sir Gary Numan, Japan e várias outras bandas New Romantics,
synthpop, mostrando realmente que era uma banda que estava muito à frente de seu tempo. O
Ultravox já por seu lado tem como maiores influências Kraftwerk
e Roxy Music. Com teclados e sintetizadores
numa combinação eletrônica perfeita, baixo muito bem ritmados, uma voz maravilhosa, em
suma uma banda perfeita, com o nome mais maravilhoso da história, nascia pra mudar de vez
a história da música e ganhar parte da paternidade dos anos 80!
A Melody Maker na época escreveu o seguinte sobre seu segundo show, também no Marquee:
"... você consegue realmente ouvir as letras que ele está cantando, o que já faz
uma diferença. E as letras valem realmente ser ouvidas, o que faz uma diferença maior ainda
, sendo algo superior o 'Diamond Dogs' tecnicamente, se tocada sobre if running
along the same rather predictably apocalyptic groove. A banda, que é Steve Shears
tocando uma incrível guitarra Gibson (depois teclados),
Chris Alle no baixo e o canadense Warren Cann nas
baterias, são bem à vontade e gostam do que fazem e mesmo estando ainda meio crús (no
seu segundo show juntos) parece contribuir com algo para o clima geral."
Comentários legais, afinal eram apenas os primeiros
dois shows deles, e já agradavam a todos que os assistiam.
Em março de 74 já tinham lançando seu primeiro single Monkey Jive tendo em seu
lado B a song Ain't Misbehavin. O dinheiro que ganharam do single foi usado pra comprar um
sintetizador...!! A banda era formada por Dennis Leigh,
Chris St. John, Billy
Curry, Steve Shears e Warren Cann.
Depois se chamaram The Zips, The Innocents, London Soundtrack e Fire of London, e finalmente quando
assinam com a Island Records em 76, o nome definitivo e maravilhoso Ultravox! (sim no
começo era com a exclamação, depois tiraram, mas é genial mesmo o nome, com a
qualidade do som deles, tem mesmo que ser falado com 500 exclamações). E então com o
nome definitivo, Dennis Leigh passa a ser John Foxx
e Chris St John passa a se chamar Chris Cross.
O primeiro single com esse nome foi Dangerous Rhythm, tendo My Sex como
seu lado B, e ainda tendo como produtor logo no primeiro single, ninguém
menos que Mr. Brian Eno. E então Billy
Curry, passa a ser Billy Currie, mais um que
muda de nome. Lançam então o álbum de mesmo nome Ultravox! num cross-over
punk-technopop Kraftwerkiano, com co-produção de Steve
Lillywhite e uma de suas maiores influências o ex-Roxy Music Brian Eno.
Desse álbum surge a maior influência de figuras importantes do New Romantic como o Adam Ant que iria desenvolver algo assim anos mais
tarde. Definitivamente um novo som eles estavam criando, considerados os pais do New Romantic,
apesar da sonoridade crua de então, começam a utilizar a eletrônica para produzir sons
jamais ouvidos, perfeição.
O segundo single já adiantando o próximo álbum foi Young Savage, e o terceiro
single foi Rockwrok ambos de 77, ainda na linha synthpopunk.
O segundo álbum é Ha! Ha! Ha!, com mais 2 petardos, Rockwrok
e The Man Who Dies Everyday, canções que glorificam a bela e forte voz de John Foxx.
Nesse álbum a eletrônica ganha mais espaço, e
chegam a um álbum maravilhoso, que anos mais tarde muito influenciaria na sonoridade do Classix Nouveaux por exemplo. Logo depois lançam
um EP ao vivo com os shows de Londres, Edinburgo, Burmingham, Maschester, Glasgow e
Liverpool. Em 78, Steve Shears deixa a banda e em seu lugar entra
Robin Simon, e nessa mesma fase tiram a exclamação do nome. Atingem
juntos grande audiência de público e crítica, e fazem shows por 5 dias seguidos, no
Marquee em Londres, e ainda tocam no Reading Festival. Ainda em 78 lançam o último
álbum com Mr. Foxx, Systems of Romance, esse o melhor para mim, nessa fase
inicial com Foxx nos vocais, onde esbanjam sintetizadores maravilhosamente bem, produzido
por Conny Plant. Desse álbum saiu o single Quiet
Man, que aliás uma banda NR foi ter uma música muuuito parecida no ano seguinte,
até com nome parecido - Quiet Life, não, nào é mera coincidência, o Ultravox,
começava a despontar como a banda da música do futuro, e a história provou que estavam
certos. Depois da turnê aos eua, na volta à Inglaterra, em Abril de 79 Foxx, deixa o
Ultravox, junto com sua saída Simon vai para o Magazine,
e então depois de toda a bagunça da imprensa sobre o fim da banda, Ure declara no NME
"...Estarei me juntando ao Ultravox em primeiro de novembro. Eu estava quase juntando
a eles como guitarrista e vocalista em setembro, mas eles concordaram em esperar até eu
terminar meus shows com o Lizzy."
Depois lançaram as coletâneas Three Into One,
e Slow Motion, (esse disponível em cd em qualquer grande loja virtual). Cubrindo
os 3 primeiros álbuns da banda, tudo indicava que ali estava marcado o fim do Ultravox,
dois importantes membros deixam a banda, e a gravadora lança coletâneas como se fossem
póstumas, ajudando mais ainda a disseminar essa idéia.
Quando Foxx deixa a banda parecia que ela entraria numa
crise e seria mais uma daquelas vanguardistas que deixam apenas o legado e se findam...
sem vocalista, sem gravadora, sem guitarrista, sem
dinheiro, mas em em fins de 1979 encontram Midge Ure,
que assumiria os vocais. Os remanescentes convidam Ure, que passou até por ídolo
teen no Slik e Rich Kids com Glen Matlock. Billy encontrou Midge no Billy's, a casa noturna,
que tinha virado Blitz, do Steve Strange e Rusty Egan, a casa onde surgiu o New Romantic, eles já tinham
tocado antes no Visage e Ure pensou, na separação do Ultravox "Ultravox - é nosso destino,
fomos feitos um para o outro!".
Foxx saiu em carreia solo e lançou vários álbuns, além de produzir vários outros, um
dos que mais gosto dele é Pressure Points da Anne Clark,
no qual ele faz a maioria das composições e produz todo o álbum. Aliás Foxx, era uma
das principais referências musicais dos 80, se o Ultravox perdeu muito com ele, a música
oitentista ganhou muito! Os álbuns dele solo são maravilhosos, e essas songs que fez pra
Anne Clark entre outras maravilhosas são ótimas. Well, Midge Ure cumpre muito bem o
papel de substituir Mr Foxx, e a banda retorna com tudo gravando um BBC ao vivo
maravilhoso (aliás que me roubaram do carro, eu fiquei so com a capinha...se alguem vir
esse cd por aí rodando, pls me avisem... é lindo e difícil de encontrar... eu amo), o
mesmo que bandas maravilhosas como New Order,
Echo & the Bunnymen entre outros
gravaram anos mais tarde, as songs eram maravilhosas, aí resolveram lançar um álbum,
que se tornou uma das principais referências da banda, com músicas maravilhosas, e um
dos que muito influenciou Depeche Mode, New Order, Yazoo, etc, entre outras maravilhas.
No verão de 80 o salto da banda para o mainstream, lançam Vienna
que estourou as paradas inglesas. O nome Ultravox, agora sem a exclamação,
essa banda que ao lado do Human League,
ultravanguardista futurista, pais do New Romantic inglês, chegava ao topo da parada
britânica, com um dos melhores álbuns de sua carreira, mesclando ultra-romantismo com
sintetizadores, pra provar mais uma vez que os críticos conservadores da época estavam
redondamente enganados, a música eletrônica não tinha nada de frio metálico, pelo
contrário era o casamento ideal entre ultra-romantismo e tecnologia, como diria Eneas
"quem fala que música eletrônica é fria é porque nunca ouviu Gary Numan"
pode ter certeza disso, Gary Numan, Human League e Ultravox são a maior prova (além de Visage, Pet Shop
Boys, New Order, China Crisis,
Depeche Mode, A Flock of Seagulls,
Soft Cell, etc) que a música eletrônica é
puro feeling! Aliás feeling mesmo, são músicas compostas para pessoas com
ultra-sensibilidade, assim começa a era Midge Ure. Assinaram com uma nova gravadora,
A Chrysalis, praticamente nascia de vez a temática New Romantic, com a substituição
dos poucos instrumentos acústicos que ainda restavam por sintentizadores e produção
de Conny Plan - especialista em Technopop. Ali recomeçava a carreira dos chamados:
"Kraftwerk Britânico". Vienna, song maravilhosa que levava o nome do álbum,
virou um de seus maiores hits, em janeiro de 81, era o segundo lugar da parada britânica.
Desse álbum ainda se destacam, Passing Strangers maravilhosa (e clipe genial com 2 atores
apaixonados fugitivos, muito lindo) e All Stood Still (uma sonoridade bem Devo)
Midge Ure e Billy Currie nesse
entremeio se juntaram a 3 membros do Magazine uma banda punk que terminara então,
formaram um projeto maravilhoso, também uma das melhores superbandas dos 80, o Visage, ultra, ultra romantic, uma das melhores
bandas dos 80, mesmo com esse projeto paralelo Currie e Ure conseguiam dedicar sua vida ao
Ultravox fazendo maravilhosas songs. Além do Visage, nessa entre-safra, Billy tocou com Gary Numan, Warren
com Zaine Griff, Chris
fazia um trabalhos com fotografias e Midge
fez a turnê com o Thin Lizzy.
Rage in Eden em 81 traz o romantismo decadente como na terceira
geração romântica, digno de Castro Alves. The Voice mostra
mais uma vez as maravilhas que se pode fazer com um baixo dançante, sintetizadores e vozes
maravilhosas como os backings da banda e a de Ure, A Voz! Chegando ao 11º lugar da parada britânica
em outubro. The Thin Wall é outra destaque imbatível do álbum,
um clipe muito legal, eles vestidos como sempre totalmente New Romantics, e mãos que atravessam a
parede. Ultravox para clipes realmente é uma das melhores bandas. E capas também, afinal
nesse álbum já temos Peter Saville como responsável das capas,
o gênio mais premiado por capas nos anos 80, pelas capas do New Order e do
Ultravox principalmente. Outro destaque é a música título, maravilhosa, melancólica, o casamento
ideal de sintetizadores e romantismo, provando mais uma centena de vezes o feeling imbatível
da música eletrônica.
Quartet de 82 trazia o ápice New Romantic,
Hymn estoura em Novembro. Fazem a tentativa de uma nova
Vienna com a fabulosa Visions in Blue.
Com We Came to Dance, exatamente descrevendo a geração anos 80.
Em 83 lançam Monument - The Soundtrack, coletânea ao vivo que g
anha também uma edição maravilhosa em vídeo.
Com o trecho dos trechos de shows ao vivo. A parte final, genial, onde todos
assumem as baterias eletrônicas e encerram um show numa imagem/sonoridade tribal jamais vista
em nenhum show. Warren continua na bateria, Ure, Currie e Cross cada um assume sua bateria
eletrônica e começa a melhor performance já vista na música eletrônica. Genial, perfeita.
Capa e cenário do show by Peter Saville, que reconstruiu um monumento como na antiga Roma apenas
para o show.
Em 84 o genial Lament, que parecia ser o lamento final da banda,
com a estréia solo de Ure em 85, mas apenas prenunciou o subsequente. Contraditariamente com esses
últimos suspiros, esse é o melhor trabalho de toda a carreira da banda. Já na decadência do New
Romantic e ascenção do Technopop dançante.
Já abrindo com White China que depois ganhou uma maravilhosa
versão Razormaid!. Em One Small Day, Ure mostra mais uma vez
sua capacidade vocal incomparável. Dancing with Tears in My
Eyes, a melhor composição da banda traz a beleza glacial da música cibernética,
eletrônica, lágrimas, pistas de dança, essa música é um marco dos 80.
Lament, a faixa título, é uma das songs mais tristes e
românticas da história da música. Perfeita. Vozes se cruzando, romantismo eletrônico. Ultravox,
o nome da banda e música falam. Esse álbum genial se completa com outras duas surpresas.
Man of Two Worlds, onde ele canta em inglês, e pasmem, Celta,
graças a sua descendência, ele que reivindica sua nação celta, nessa song maravilhosa, o Homem de
2 mundos canta maravilhosamente em 2 línguas. E por fim, A Friend
I Call Desire, numa linha muita usada na Goths Musics, uma guitarra dedilhada,
a lá Sisters, seguida de sintetizadores dançantes (isso mais do technopop), mas com vocais
tipicamente goth. Lindisch.
Em 85 Ure começa uma maravilhosa carreira solo, esta sim merecendo mais uma biografia completa.
Em 86 a banda continua com Ure, gravando U-Vox, apesar de
algumas songs maravilhosas, a banda já
dá mostras de seu último suspiro, só voltando em 98 temporariamente sem Ure.
O Warren Cann, bateria, electronic drums, também tinha um projeto,
junto com Hans Zimmer o nome é Helden. O Helden era um projeto formado pro Cann na
percursão eletrônica e vocais, e Hans Zimmer nos teclados e sintetizadores, além de
vários outros artistas da época que participaram do projeto, como : Zaine Griff, Linda
Jardim, Hugo Vereker, Ronny, Eddie Maelov (do Eddie and Sunshine fame), Brian Robertson,
Brian Gulland e Graham Preskett. Fizeram shows em março de 83 com lasers, efeitos de
raios , etc. Lançaram o álbum Spies, ao qual Cann chama de "um filme para os
ouvidos", muito linda essa definição...
Billy Currie, (teclados, baixo, sintetizadores e violino do Ultravox) tinha outro projeto
além do Visage, uma banda chamada Humania. Humania era formada por Billy Currie nos
teclados, Robin Simon guitarra, Marcus O'Higgins no vocal, Susan Rachel no baixo e Ray
Weston na percursão. Inicialmente chamdo U-Vox, foi era a chance pro Currie recapturar a
maravilha do Ultravox, a banda durou muito e não chegar a gravar um álbum, só fez
demos, mas a gravadora lançou em 89 um álbum ao vivo, em que tocam Lament ao vio...
imaginem que maravilha!
O Chris Cross (teclados, synths, samples do Ultravox) junto com Midge Ure (vocal, guitarra
casuais e teclados), e Maxwell Langdown tinha um projeto chamado The Bloodied Sword, Midge
Ure tinha ainda o Slik e Rich Kids.
Billy Currie e Midge Ure, resolveram fazer de um de seus projetos uma super-banda, onde
eles dois do Ultravox, mais 3 integrantes do Magazine, extinta banda punk do fim dos 70 e
Steve Strange e o DJ Rusty Egan (responsáveis pelo nascimento da New Romantic). Mas essa
banda já tem uma página especial dedicada à ela, Visage, da qual
estou fazendo a biografia ainda.