Daryl Hall (nascido Daryl Franklin Hohl, em 11/10/1949)
e John Oates (nascido em 07 de abril de 1949) conheceram-se ainda na faculdade, quando Hall estudava musica e Oates, Jornalismo ainda na
Filadélfia, em meados de 1968. Logo em seguida, Hall saiu desta universidade e participou de diversas empreitadas musicais
(como por exemplo, Temptones e Gulliver, calcada dentro de um Country - Folk), seguiu como musico de estúdio, fazendo backing vocal
para bandas soul da época, a exemplo dos Stylistics e outros mais. Enquanto isso, Oates viajou pela Europa, também trabalhando como
musico-suporte (como por exemplo, na banda The Masters) para diversas bandas e cantores. No seu retorno, viu em Hall um compositor,
diferente do que havia visto antes, e dispuseram-se a montar o duo, com o intuito de mesclar a Soul Music com o tipo de Rock vigente
na época, despertando a atenção de Tommy Motolla, proprietário da Champion Entreintament Organization Co., responsável por empresariar
a dupla por longos anos.
O debut da dupla deu-se em 1972, com o Álbum While Oates, lançado pela gravadora Atlantic Records, calcado ainda num
Country Folk rascante da Filadélfia. No ano seguinte, lançam o Álbum Abandoned Luncheonette, ´
incluindo o hit single "She's Gone" (que, à ocasião, fora regravada por diversos interpretes, como por exemplo Tavares e Lou Raws, e a versão da dupla somente
atingiu a Billboard no ano de 1976) e por ultimo, no ano de 1974, lançaram o inconstante War Babies, produzido por Todd Rundergreen,
que chegou a ter algum sucesso comercial, mas não o tamanho pelo qual se esperava.
Logo em seguida, em 1975 a dupla migra para a gravadora RCA (atual BMG), aonde
lança o Álbum "Daryl Hall & John Oates", também conhecido como o Silver Álbum, que consegue emplacar o sucesso "Sara Smile"
(#4 Billboard em 1976), dedicada a namorada de Hall, Sara Allen, que seria sua parceira em muitos outros sucessos da dupla,
no decorrer dos anos. Durante muito tempo, tanto pela capa quanto pelo encarte, que mostram a dupla bem maquilada, com direito
a sombras e blush, foram taxados de gays, apelidando tal álbum de "Gay Álbum", e editando o estilo de musica como
o famoso .
No ano de 1976, lançam o Album "Bigger than Booth of Us", que consegue chegar ao #1 da America
com o Hit Single "Rich Girl"
também escrito por Hall. No mais, uma melhora quantitativa no instrumental, baseando-se muito no R&B americano, o que daria
a dupla o título de Rock'n Soul. São também deste álbum os sucessos "Do What You Want, Be What You Are",
"Kerry", "Back Together Again" e
o rock "Room to Breathe".
No decorrer da década, surgiram mais álbuns, como Beauty On A Back Street (1977),
com a música Why Do Lovers Break Each Other's Heart?
e Bigger Than Both Of Us (sim, esta musica deveria constar no Album anterior, mas, fugia da temática
composta para o disco); Livetime (1978), uma espécie de compilação de sucessos ou semi-sucessos
até então; Along The Red Ledge (1978), com o single "It's a Laugh"
(este álbum foi produzido por Robert Fripp e conta com a participação de George Harisson, Robert Fripp, Steve Lukather, Steve
Porcaro e Todd Rundgreen); X-Static (1979) com o single "Wait For Me".
Aliás, este Álbum trata da incursão da dupla pela Disco Music do final dos anos 70 se não tivesse um porém: este ritmo já
estava em plena decadência, restando Hit Singles para Bee Gees, Donna Summer e mais alguns outros. Resultado: um fracasso
comercial e a quase dispensa da dupla pela sua gravadora. A redenção seria o próximo álbum e em sobras do passado.
Sobras do passado porque, em 1977, Daryl Hall grava o solo "Sacred Songs", que
foi lançado somente agora (na época, estavam estourando com Rich Girl, por isso não foi lançado na ocasião). Sem grande alarde,
sem grande sucesso, tornaria-se cult a partir de 1984.
Em 1980, era impossível citar a dupla Hall & Oates, sem citar uma outra grande dupla dos anos 50/60 - Everly Brothers.
Sabendo disto, gravam o single "You've lost that love feeling", que rapidamente torna-se sucesso
e puxa a vendagem do álbum que viria a seguir :"Voices", o primeiro auto-produzido pela dupla.
A próxima musica de trabalho seria o Hit Single "Kiss on My List", que atingiria o #1 da Billboard em 1981 e
consolidaria o sucesso da dupla. Vale destacar também outro hit, "You Make My Dreams", um rockzinho
básico que também chegaria as paradas de sucesso.
Aproveitando ainda o sucesso dos singles do álbum "Voices", em novembro de 1981 é lançado o
álbum "Private Eyes", no qual exploram o Blue Eyed Soul ao extremo e trazem uma enxurrada de
Hit Singles, como "Private Eyes", "I Can't go for That",
"Did it a Minute", o funk "Your Imagination" e a
homenagem a quem foi fonte inspiradora outrora: The Tempations, em
"Looking for a Good Sign". Nem precisa dizer que este disco vendeu que nem água, e mais
uma vez, a produção deste ficaria por conta da dupla.
No ano seguinte, todas as rádios foram pegas de surpresa por uma batida de baixo totalmente compassada, um vocal inspirado e
um clip pra ninguém botar defeito (sim, a MTV já existia nesta época). A musica era Maneater,
que de imediato vendeu cerca de 2 milhoes de cópias deste single, puxando o que viria a
seguir: H2O (um trocadilho de Hall to Oates), um album mais dançante,
mais vigoroso que os demais e nada lembrava a dupla dos anos 70. Viriam a seguir, mais dois singles: "One on One"
e "Family Man", que tiveram boa vendagem e que fizeram deste álbum um dos melhores da
década de 80.
Ainda no compasso deste disco, a dupla prepara duas surpresas para o final do ano de 1983. A primeira, foi a gravação do single
"Jingle Bells Rock", com duas gravações: uma com Oates (que ficou mundialmente conhecida,
ainda mais, depois da trilha sonora do filme "Home Alone" - "Esqueceram de Mim") e outra com o Daryl Hall
(que permaneceu rara até o advento dos CDs e MP3 da vida.).
A segunda supresa foi a gravação (que na verdade, reza a lenda que foi uma sobra de estúdio do disco H2O) do single
"Say it Isn't So", que foi parar diretamente em # 2 na Billboard de outubro de 1983, justamente
na semana de Natal. Logo em seguida, ainda no final de 1983/inicio de 1984, sai a coletânea
"Rock'n Soul Part 1", com todos os sucessos da dupla de 1974 até os últimos singles,
incluindo a inédita "Adult Education". Em 83 mesmo, é gravado o show desta coletânea, com todos
os sucessos, ainda que não fossem inclusos as duas ultimas canções.
Em 1984, foram aclamados como a Maior Dupla de todos os tempos, no quesito de vendagem de singles, sendo a mesma a alcançar o
maior numero de singles nos charts americanos e ingleses. E em 29/09/1984, é lançado o single "Out of Touch", atingindo direto
o #1 dos EUA. O álbum que viria a seguir, "BIG BAM BOOM", é considerado pela crítica da época como sendo totalmente comercial,
tornando o maior êxito da dupla na década de 80. São deste álbum, as musicas " Method of Modern Love", "Possession Obsession",
"Some Things are Better Left Unsaid" e "Dance on Your Knees". Um verdadeiro fenômeno, se compararmos a trajetória da dupla.
No ano seguinte, extremamente expostos na mídia, gravam o Álbum ao vivo:"Live at Apollo with D. Ruffin & E. Kendrick".
David Ruffin e Erick Kendrick foram vocalistas da
banda "The Tempations", ícones da Soul Music e ídolos da dupla. Excelente álbum, gera um single
The Way You Do The Things You Do/My Girl", que não atinge o auge como os anteriores, porém,
consegue aparecer ao menos nos charts Americanos e Ingleses. É gravado este show em vídeo, que fora lançado em DVD há alguns anos.
Nesta mesma ocasião, o cantor Paul Young lança em 01.06.85 o single
"Every Time You Go Away", que chega rapidamente ao #1. Esta musica fez parte do álbum
Voices , de 1980 e não chegou a ser lançada em single, tanto que, neste show no Apollo Theatre, templo da musica negra americana,
Daryl Hall ao apresentar a musica/balada, "brinca" Esta musica foi lançada há 5 anos atrás
no nosso álbum "Voices" (...) agora, vocês vão ouvir a versão original".
E para encerrar o ano, tocam no "Live Aid", acompanhados de
David Ruffin e Erick Kendrick e com a participação especial de Mick Jagger
nos vocais. Percebe-se, nitidamente nos bastidores, uma crise de egos super-inflados, o que prejudica o bom andamento do trabalho,
culminando na entrevista da Dupla na Rolling Stone no qual, Hall fala que "eles eramos Beatles da década de 80" (entrevista de jan/85).
Em 86, a dupla decide dar uma pausa nas atividades, no qual Hall lança o disco solo
Three Hearts In The Happy Ending Machine"", com os
singles de sucesso "Foolish Pride" e "Dreamtime".
Este álbum foi co-produzido por David Stewart (leia Eurythmics). Retornam somente
como dupla em 1988, com o Album "Oh Yeah", já pelo selo Artista (BMG) e com os singles
"Everything your Hearts Desire", "Downtown Life" e
"Missed Oportunity", sendo este o ultimo trabalho da década. Sairia no ano seguinte o
Álbum "Change of Season", mais acústico e mais rock, com vários produtores
(inclusive John Bon Jovi), que por mais que tenha sido Disco de Ouro, não representa
o ápice criativo da banda.
Luiz Fernando
Ribeiro
|