filmes
Os Garotos Perdidos

Dormir durante o dia. Festa a noite toda. Nunca ficar velho. É divertido ser um vampiro.

A chamada no verso da fita resume bem o filme, que começa quando Lucy, uma mãe recém-divorciada, se muda com os filhos para a casa do pai, em Santa Clara, uma pequena e sinistra cidade da Califórnia. "Bem-vindo a Santa Clara", dizia o letreiro de boas-vindas, enquanto a mãe se empolgava com a idéia de morar em um lugar tão, anh... acolhedor. Atrás do letreiro, Michael, o filho mais velho, pôde ler: "capital dos assassinatos".

A cidade é mesmo sinistra: hippies para todo lado, motoqueiros, jovens fazendo arruaça. Parece que a polícia nunca esteve por ali. Ā noite, a família vai conhecer a cidade. Michael e seu irmão Sam vão a um show de rock na praia e Lucy acaba parando numa videolocadora onde conhece Max, um cara grandão e muito educado. Enquanto a mãe fica sendo xavecada pelo comerciante, os meninos se empolgam com a liberdade do lugar.

Sam vai parar numa loja de revistas em quadrinhos, onde encontra os irmão Alan e Edgar Frog. Como bom nerd, ele conquista os garotos com seus conhecimentos de quadrinhos, e os dois lhe dão um conselho: "Leia isto!", uma história chamada "Vampire City". "Mas eu não gosto de quadrinhos de terror", diz Sam. "é melhor ler esse. Pode salvar a sua vida". U-u-u-u.

Enquanto isso, Michael persegue uma garota hiponga (Star) com que ele tinha trocado alguns olhares. Mas ela acaba subindo na garupa da moto de um cara loiro e mal-encarado (David) e vai embora. No dia seguinte, os dois se encontram de novo. David, o chefe do bando de motoqueiros mal-encarados convida Michael para um racha de moto. Para impressionar a mocinha, ele topa.

Eles chegam ao covil dos garotos perdidos: uma caverna em cima de um barranco, perto da praia. Mas o que parecia ser uma festinha era uma armadilha para Michael: "Torne-se um de nós", diz David. E o tonto, ainda querendo impressionar Star, bebe uma garrafa de sangue. No dia seguinte, ele se incomoda com a luz do sol: havia virado um vampiro.

O bando de David é na verdade um quarteto de vampiros, com jaquetas de couro abertas, cabelos ā la Twisted Sister e topetes muito, muito 80, que se divertem matando gente pela cidade. E como todo bom filme de vampiro, precisamos dos caçadores de vampiros: quem assume a função são os três garotos Sam, Alan e Edgar Frogg, que usam seu vasto conhecimento de leitores de quadrinhos de terror para combater os monstros. E são a parte mais engraçada do filme.

Para derrotar os chupadores de sangue, eles precisam matar o vampiro-chefe. "Matando o chefe, os meio-vampiros (como Michael e Star) são libertados da maldição". Mas... quem é o chefe? David, o medonho vampiro loiro? Ou Max, o excêntrico dono da locadora e namorado de Lucy, que tinha um cão-de-guarda do inferno (o cão Thorn, que durante o dia não deixava ninguém chegar perto da casa do dono)? Pra descobrir, eles vão ter que matar um por um. Haja estacas e água-benta!

Garotos voadores O título é uma alusão clara aos companheiros de Peter Pan, que ficariam para sempre crianças e podiam se divertir o tempo todo. Como na história infantil, os garotos voam e o seu líder está ā procura de uma mãe para formar uma grande família vampiresca (no caso de Peter Pan, Wendy).

Reconheceu os atores? Quem faz David é Kiefer Sutherland, o moderno MacGyver do seriado "24 Horas".

Havia planos de realizar um segundo filme, o "Garotas Perdidas". Mas pelo jeito a coisa ficou por isso mesmo.

 

O menino que faz o papel de Edgar Frogg, Corey Feldmann, participou de muitos outros clássicos dos 80: "Os Gremlins", "Os Goonies", "Sexta-Feira 13", "Stand by me"... ele foi até a voz do Donatello, no primeiro filme das Tartarugas Ninja (já nos anos 90). Falando em Goonies, outra coisa em comum: o diretor do filme é o produtor de "Garotos Perdidos": Richard Donner. Conta a história que ele mesmo teria dirigido "Garotos...", mas assumiu "Máquina Mortífera" (também de 1987) e entregou o cargo para Joey Schumacher. Donner também dirigiu "O Feitiço de áquila" e os dois primeiros filmes do Superman (1978 e 1980).

Trechos:

Sam:Onde a gente tá indo?
Michael:Pra lugar nenhum.
Sam: Então por que a pressa? Você ta perseguindo aquela garota, não é? Admita. Estou ā mercê de seus hormônios sexuais.

Alan Frogg: Já notou algo de estranho em Santa Clara?
Sam: Não, até que é um lugar bem legal... se você for um marciano.
Edgar Frogg: Ou um vampiro!

David: Como estão as larvas?
Michael: Ahn?
David: Larvas, Michael. Você está comendo larvas. Qual é o gosto?

David: Agora você sabe o que nós somos, agora você sabe o que você é. Você nunca vai ficar velho, Michael, e nunca vai morrer. Mas você deve ser alimentar!

Michael: Ei, isso não é uma história em quadrinho, Sam. Aqueles caras são assassinos cruéis.
Sam: E os irmãos Frogg também!

Max: Nunca convide um vampiro para sua casa, garoto tolo. Isso te deixa sem poderes.
Sam: Você sabia disso?
Edgar Frogg: Claro. Todo mundo sabe disso.

David: é tarde demais. Meu sangue está em suas veias.
Michael: O meu também!

Vovô: Uma coisa de viver em Santa Clara que eu nunca agüentei são os malditos vampiros.

--
Elisa Volpato

 
FICHA

"Garotos Perdidos"
Título original:
"Lost Boys"
Estados Unidos, 1987, 97 minutos.

"Dormir durante o dia. Festa a noite toda. Nunca ficar velho. é divertido ser um vampiro."

 

Jason Patric - Michael Emerson
Corey Haim - Sam Emerson
Dianhe West - Lucy Emerson
Barnard Hughes - Vovô
Edward Herrmann - Max
Kiefer Sutherland - David
Jamie Gertz - Star
Corey Feldman - Edgar Frogg
Jamison Newlander - Alan Frogg

Joel Schumacher - Direção
Richard Donner - Produção

 

Trilha Sonora:

Good Times e Laying Down the Law (INXS)
Donīt Let the Sun Go Down on Me (Roger Daltrey)
People are Strange (Echo and the Bunnymen)
"Cry Little Sister" - tema do filme (Gerard McMann)
"Power Play" (Eddie and The Tide)
"I Still Believe" (Tim Cappello)
"Beauty Has Her Way" (Mummy Calls)
"Walk this Way" (Run DMC)
"Ain't got no Home" (Clarence Henry)
"Groovin" (The Rascals)
"Some other Day" (Danny Gould)
"Crazy old Soldier" (Troy Seals)


Edições Anteriores


voltar